ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etapa Regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2009

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/10/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O evento de Encerramento da Etapa Regional do Concurso "Café Qualidade Paraná 2009", aconteceu no dia 21 de outubro na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, com a participação de mais de cento e cinquenta produtores. O objetivo do evento é de selecionar e premiar os cafeicultores da região de SAP, que tiram da terra o verdadeiro Café Qualidade Paraná. Um café puro arábica, de aroma e sabor inigualável, produzido em sua maioria por agricultores familiares.

Promoção do Governo do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento - SEAB e EMATER, contando com a participação dos parceiros: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, MAPA - Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento, AMUNORPI, IAPAR, ABIC - Associação Brasileira da Industria de Café, Cooperativa Integrada, Cafeeira São Carlos, de Ibaiti, Cafeeira 2 Irmãos, Prefeitura municipal de Santo Antônio da Platina e Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, o evento teve a pretensão de apresentar a sociedade os melhores cafés da região de Santo Antônio da Platina, bem como estimular os senhores cafeicultores a produzir cafés especiais.

As propriedades são manejadas de acordo com orientação agronômica, em sua maioria, pelos técnicos do Grupo Café do Instituto EMATER e iniciativas privadas, contemplando desde o uso de novas variedades resistentes a doenças, adequação de espaçamentos, adubação equilibrada, manejo integrado de pragas e doenças, colheita, pós-colheita e processamento final.

O padrão tecnológico elevado de produção visa oportunizar a ocupação da mão-de-obra e aumentar a renda da família rural, tornar o produto paranaense competitivo nos mercados nacional e internacional e ser bem aceito pela população consumidora como produto diferenciado e especial.

A premiação

Os ganhadores da Etapa Regional do Concurso " Café Qualidade Paraná 2009" na região de Santo Antônio da Platina, de acordo com as categorias foram:

Categoria Café cereja natural

1º lugar: Valtamir Mezzomo de Salto do Itararé
2º lugar: Nilson Medeiros de Melo de Wenceslau Brás
3º lugar: Gonçalo Vieira Pimentel Junior de Ibaiti
4º lugar: Loete Carmo da Cruz deJoaquim Távora
5º lugar: RJ Fadel Agropecuária de Ibaiti

Categoria Café cereja descascado:

1º lugar: Jorge Ioki Ito de Carlopólis
2º lugar: Virginia Dória Scatolin de Ribeirão Claro
3º lugar: Ronieri José Mazetto de Tomazina
4º lugar: Luiz André Boraneli de Curiuva
5º lugar: Luiz Roberto Saldanha Rodrigues de Jacarezinho

Os ganhadores do primeiro lugar do concurso receberam prêmios em dinheiro, doados pela Cafeeira São Carlos e 2 Irmãos, a Cooperativa Integrada doou uma bomba costal Jacto, para o segundo lugar e a Syngenta, 09 EPI´s.

Além disso, a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) irá adquirir dos cafeicultores, ganhadores do 2 a 5º lugar das duas categorias (cereja natural e descascado), seus cafés no valor de R$ 400,00 a saca, como forma de incentivar e valorizar o café do Norte Pioneiro, fornecendo as suas prefeituras, o produto embalado.

Agora, os cafeicultores aguardam o resultado do concurso Estadual Café Qualidade Paraná de 2009, que acontecerá em Ribeirão do Pinhal, dia 29 de outubro próximo.

As informações são de Emater/PR.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures