ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diretor da Fazenda Bela Vista defende importação de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/08/2014

1 MIN DE LEITURA

17
0
O seminário “Perspectivas para o Agronegócio brasileiro”, que aconteceu no dia 12/08, em São Paulo, teve a participação de João Carlos Hopp, diretor comercial da Fazenda Bela Vista, localizada em Guaxupé (MG).

Hopp defendeu a permissão do governo para importação de café como forma de atrair investimentos em industrialização. Segundo o executivo, apesar da liderança global na produção, a compra de café de outros países ampliaria ainda mais a competitividade da cadeia produtiva no país.



Painel 2: Roberto Rodrigues, Adrian Isman (Dreyfus Commodities Brasil); Alexandre Borges (Mãe Terra); Jerry O’Callanghan (JBS); João Carlos Hopp, diretor Comercial da Fazenda Bela Vista; e Marcos Jank (Brasil Foods). Crédito da foto: Mário Miranda/Amcham.

“O investimento em uma estrutura industrial é alto e ninguém vai querer investir dinheiro em um lugar que não permita arbitrar cafés de várias partes do mundo. É importante que o Brasil permita a entrada e a saída de café”, sugeriu ele durante o Painel 2, que dividiu com Roberto Rodrigues, Adrian Isman (Dreyfus Commodities Brasil); Alexandre Borges (Mãe Terra); Jerry O’Callanghan (JBS); e Marcos Jank (Brasil Foods).

Na visão de Hopp, o principal problema do setor é o custo de mão de obra que é bastante intensiva. “O desafio é mudar a forma de fazer e produzir, para reduzir a mão de obra”, ressaltou. Segundo ele, apenas no cerrado a colheita é mecanizada e mais de 70% do café brasileiro é de região montanhosa. “Além de mudar o manejo do café, outro desafio é realizar mais pesquisas, gerar tecnologias e transferir para o produtor”, explicou e sugeriu ações para melhorar a promoção do produto no Brasil no exterior. “O Brasil é o maior produtor global de café e a Alemanha, que não produz nenhum grão, é o maior exportadora em valor”, ilustrou.

O evento, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), ocorreu na terça-feira, 12/8, e analisou as perspectivas de segurança alimentar, política agrícola e inovação na cadeia do agronegócio do país.

Informações SNA/SP

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 25/08/2014

Somos contra a importação desregulada e prejudicial aos produtores rurais pois temos de avaliar qual o prejuízo no mercado e produção interna. Temos de ter o mesmo comportamento dos EUA, China e outros grandes como nós. Primeiro o governo deles pensam neles (país) e sua população e bem depois pensam na entrada de produtos externos, por que o Brasil têm de estar sempre na contramão??? Somos contra o DrawBacck.
JOSÉ ROBERTO DE FREITAS AZEVEDO LEVY

SANTOS - SÃO PAULO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 25/08/2014

Com numeros de 40bi R$ versus 6 bi R$ que temos hoje os beneficios para um pais como o Brasil são muito importantes. A balança comercial Brasileira tem deficites constantes e esta condição não é sustentável a longo prazo, não so para o Brasil mas para país algum.



Não podemos colocar todas as nossas fichas no protecionismo do mercado interno, pois esta visão no mundo globalizado não existe mais. Mais dia menos dia as barreiras não tarifárias serão derrubadas e aqueles não preparados vão com certeza sofrer muito com isso, veja como exemplo o quanto sofreu o setor textil brasileiro desde a abertura do mercado, agora a culpa não é do governo que abriu o mercado mas sim do empresario brasileiro que não se preparou para tal.



Concordo que o Brasil é um mundo de sabores de café mas não entendo o porque que nos não conseguimos colocar estes blends de café industrializado para fora do Brasil. Em minha opnião o produtor que quer crescer tem que vender seu blend de café industrializado no Mercado Interno mas principalmente no Externo.



Investir em tecnologia, competitividade é fundamental pois desta maneira usaremos nossas fortalezas para brigar com o Mercado Internacional.



Vender os cafes verde para um trader no Brasil não permite que o produtor conheça o mercado la fora, pelo simples fato de que os clientes não são do produtor mas sim dos traders.



Devemos sim reclamar e exigir mais, sempre de nossos governantes, mas sentar e esperar que algo aconteça em minha opnião, não é a coisa certa a fazer.



No mundo do café ou melhor comodities, todo mundo tem uma agenda(interesse), mas é olhar estrategico e frio dos dados que fazem a economia crescer.


ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/08/2014

Perfeito sr. Carlos. Sao comentarios que prefeririamos nao ter lido.
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/08/2014

Uma pessoa como o Sr. José Roberto de Freitas com tantos títulos e falando tantas línguas, nunca falou e nunca falará a linguagem do produtor rural e sim a linguagem do Industrial, por isso o esqueçamos e vamos continuar lutando contra o famigerado Drawback.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/08/2014

Corretissimo sr.Barrizzelli.Um comentario baseado em quem realmente conhece os problemas da cafeicultura nacional.Parabens!
EDNALDO DE PAULA E SILVA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/08/2014

prezado colega jose roberto de freitas ,  o proprio governo brasileiro poderia montar um processo de industrializaçao do nosso proprio cafe  nao precisamos importar cafe para isto
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/08/2014

Nós já temos experiência de importação de café e sabemos a consequência. Uma capsula de café importado representa para a empresa que o industrializa um preço de venda ao consumidor correspondente a aproximadamente US$ 15.000,00 por saco de 60 kg de café. Mesmo com todos as custos decorrentes da industrialização, comercialização e marketing nada ase compara ao valor de US$ 180,00 recebido hoje pelo cafeicultor. Os números na ponta final são superlativos. O Brasil tem café de qualidade excelente, tem condições de oferecer ao mundo cafés compatíveis com qualquer outro produzido no exterior e pode industrializar o seu produto para concorrer de igual para igual com qualquer fabricante internacional. O que nos falta é suporte institucional para agregar valor ao produto. Falta aplicar ao café brasileiro industrializado, ferramentas de marketing. Falta mostrar ao mundo nossa capacidade de oferecer um café do qual podemos nos orgulhar. A verdade é que os cafeicultores mal conseguem pagar sua produção enquanto a indústria nacional está preocupada em  oferecer um produto pobre no mercado para fazer volume e ninguém se preocupa em agregar valor de verdade ao produto. Como o modelo econômico do café, em nível mundial, é oligopolista, jamais teremos valorização do café brasileiro simplesmente abrindo as portas do país para a importação. A força das empresas compradoras multinacionais que, se manifestam na compra do nosso café em grão, seria muito mais asfixiante no produto industrializado. Precisamos inverter o jogo.  
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/08/2014

Continuo com o mesmo pensamento 15 horas e 57 min atras.Pouco importa sua formaçao e quantas linguas fala.Eu tambem tenho formaçao superior e nem menciono isso.Falo como agricultor, embora tenha outras atividades (que nao vem ao caso)Com toda essa formaçao teria que ter no minimo respeito com as geraçoes passadas e nao ficar feliz pq estao indo embora. No minimo isso...!
AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 20/08/2014

Trocando em miúdos. São os empresários do setor industrial enchendo as burras, enquanto nós produtores, diante do aumento da oferta do café importando oriundo de países, onde a atividade é subsidiada e que não tem responsabilidades trabalhistas, ambientais iguais as nossas, vendo sua produção cada dia mais sob o domínio da especulação. Seria o fim da cafeicultura brasileira. Dê-nos  incentivos e nos produziremos aqui, como já produzimos em quantidade e qualidade, qualquer tipo de cafés, e podem ter certeza de que hoje produzimos os melhores cafés do mundo.
JOSÉ ROBERTO DE FREITAS AZEVEDO LEVY

SANTOS - SÃO PAULO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 19/08/2014

Nossa que argumentação inteligente.

E por pessoas como vc que o pais é motivo de piada mundial. O maior produtor de café do mundo não consegue exportar café industrializado. Como se a entrada de café de outros paises do mundo fosse afetar a demanda de café. Mas é isso ai vamos deixar a Alemanha ganhar de 7x1 neste quesito também e continuar rindo de nossa cara!

Estudante de que? Sou Engenheiro Quimico, pos graduado em estatistica e com Mestrado em Negocios Internacional na USP, falo Ingles, Espanhol e Alemão e sou obrigado a discutir com um coitado que deveria voltar pra escola urgente!
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/08/2014

Nao deveria nem perder tempo em ler o texto  postado a 7 horas e 30 minutos atras(me recuso a citar o nome) Mas como infelizmente ja li fica o meu repudio sobre o comentario.ESTUDANTE DO QUE ?? A tua geraçaosim eh que da do.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 19/08/2014

Não concordo com a  " importação de café" (drawback) , para o empresariado (grupo do Gerson`s/ levar vantagem em tudo) o que importa  é o lucro e, com países como Alemanha, Holanda, Itália subsidiando o processo de produção café nas suas "EX-COLÔNIAS" na África e Ásia com a bandeira de ajudar a erradicar a pobreza no mundo fará com  países africanos e asiáticos vendam para o Brasil café subsidiado indiretamente.E o Brasil que não possui uma política definida para o setor vai "afogar" ainda mais os pequenos produtores de café (e possivelmente "sem volta").
JOSÉ ROBERTO DE FREITAS AZEVEDO LEVY

SANTOS - SÃO PAULO - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 19/08/2014

Bobagem ? O Brasil poderiar estar ganhando 5x mais com o Café permitindo o importação de cafes verdes estrangeiros ao pais, ao inves de termos uma receita de 6 Bilhoes de reais a mesma poderia subir a mais de 40 Bilhoes de reais. Com esta initiativa o Brasil iria deslocar o centro de massa produtiva de toda a industrialização de café mundial ao Pais e ao inves de vender comodities de baixo valor agregado estaria sim exportando um produto com muita mais valor agregado. Fico feliz que a geração ultrapassada e de pouco visão esta indo embora e que novas perspectivas possam aparecer.

Produtor de Café - Machado/MG
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/08/2014

Uma pessoa que apoia o drawback como o Sr. Hopp não é e nunca será um produtor de café.
EDEVARDE FONTE

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/08/2014

Façamos como a Alemanha. Deixemos de produzir e vamos exportar somente.
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/08/2014

Eu acho que as pessoas que tem liderança deveriam precionar o governo a realizarar uma politica que realmente valorize a cafeicultura,mas preferem matar o produtor que e a parte mais fraca no processo,querem acabar com.o produtor.
EDNALDO DE PAULA E SILVA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/08/2014

o que precisamos e de uma posiçao firme e clara do nosso governo quanto a politica do nosso cafe ,istoe, valorizar o que e nosso,incentivos para a mecanizaçao  do cafe da montanha que sofre menos com a estiagem e nao de um cara desse falando tamanha bobagem

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures