ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

De acordo com pesquisa da USP consumo moderado de café faz bem à saúde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
O consumo habitual de café pode prevenir doenças e ainda auxiliar no desempenho físico. É o que comprova estudo feito na Unidade de Pesquisa Café e Coração, do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nos últimos cinco anos, foram feitas análises com 150 consumidores de café, e a bebida revelou ser uma das principais fontes de antioxidantes para o organismo, se consumida de forma razoável.

Os resultados apontam para efeitos benéficos na saúde quando o consumo é feito em doses moderadas. "Já se sabe que a ingestão de altas doses de cafeína pode desempenhar efeitos deletérios na pressão arterial e na frequência cardíaca", afirma o médico Bruno Mahler Mioto, um dos cientistas envolvidos na pesquisa. O médico, contudo, garante que quando se analisa a ingestão habitual de café, os resultados obtidos são geralmente neutros ou positivos.

Os participantes do estudo inicialmente ficaram 21 dias sem ingerir café. Em seguida, tomaram café continuamente, 450 ml por dia, em dois períodos de 28 dias. Em cada fase foram realizados exames de holter (que mede a frequência cardíaca permanentemente ao longo do dia), colesterol, pressão arterial, testes de esteira e de reatividade vascular. Nos testes de esteira, os consumidores de café tiveram melhor performance atlética e maior tempo de exercício, até mesmo nos pacientes com problemas cardíacos.

Outro benefício para a saúde associado ao café é na prevenção de doenças, como comentou Mioto: "um estudo com 300 mil pacientes realizado nos Estados Unidos revelou que o café está associado à diminuição de mortalidade total, por doenças cardiovasculares ou mesmo devido a causas externas". A literatura médica também registra que o café tem efeito protetor contra diabetes.

As informações são do Portal do Governo do Estado de São Paulo, adaptadas pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 02/10/2013

É uma pena que muitos médicos desconhecem os efeitos benéficos do café  (quando consumido com moderação) para o ser humano. Só ligam café com cafeína e ... cafeína faz mal. Esquecem que a cafeína está presente em muitos remédios que receitam para seus pacientes.Qualquer coisa em excesso faz mal...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures