ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuba projeta aumento de 25% na produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/08/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
A safra de café de 2010/2011 começou em Cuba e a expectativa é que a produção possa aumentar entre 20% e 25% em relação ao ano passado, quando o país colheu uma de suas safras mais baixas em toda a história. "Ainda não concluímos o processo de estimativa, mas aspiramos ter um aumento de, pelo menos, 1,2 mil toneladas de café", destacou Ramón Fómeta Ordúñez, engenheiro agrônomo e vice-ministro da Agricultura do país.

Ele apontou que esse aumento vai se dar, fundamentalmente, nas províncias de Santiago de Cuba e Guantánamo, justamente as duas maiores produtoras do país, juntamente com Holguín. "O nosso propósito é que nesta temporada possamos começar o processo de recuperação da produção cubana de café", disse.

A última safra obrigou a ilha a importar 18 mil toneladas para satisfazer a demanda interna, justamente em um período de preços altos, o que fez com que a nação tivesse de desembolsar cerca de 45 milhões de dólares.

No último dia 28 de julho, a Comissão Agroalimentar da Assembleia Nacional do Poder Popular propôs dedicar esses recursos para o desenvolvimento do setor, enquanto a produção local se recupera. O primeiro passo foi dado, com o governo decretando um aumento no preço de compra junto aos produtores.

Tal aumento foi de mais de 100% e visou dotar os produtores de melhor qualidade de vida e também de condições para investir nas lavouras. "Os cafeicultores têm um forte compromisso com a direção máxima do país de, em 2015, conseguir ter um volume de café capaz de satisfazer a demanda nacional", disse Ordúñez.

Esse dirigente assistiu em Maísi, no extremo sul do país, o início das atividades de colheita da produção. Também foram executadas as entregas dos padrões de qualidade para os dirigentes camponeses.

As informações são da Agnocafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures