ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cresce a cultura de café na Australia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
A Austrália passou nos últimos anos por uma mudança radical na cultura de café. O jornal australiano, Sydney Morning Herald, afirma que não há nada mais popular nesse começo do século XXI do que a cultura australiana de café.

A imigração dos europeus depois da Segunda Guerra Mundial e o surgimento do estilo de café europeu criaram uma cultura sólida desse produto. Nesses últimos 30 anos, o consumo de café na Austrália se duplicou, passando de 1,2 quilos per capita para 2,6 quilos e mais de 1 bilhão de xícaras de café são consumidas a cada ano, o que representa um aumento de 65% nos últimos 10 anos.

Além disso, na última década, a cultura do café evoluiu radicalmente. Os australianos mudaram a maneira de consumir o café e esse produto se tornou um estilo de vida, mas também, os “cafés” estão na moda e as pessoas gostam de provar café original e especial.

A nível de consumo, o café moído tem crescido muito em popularidade nesses últimos cinco anos, devido ao fato de as pessoas estarem buscando em casa a qualidade e o estilo de café que tomam nas cafeterias.

Consequentemente, o mercado se tornou muito sofisticado e competitivo, especialmente nas cidades principais, como Sydney e Melbourne (Brisbane em terceiro lugar). Atualmente, as pessoas compram muito mais café moído e em cápsula que café instantâneo.

Em resumo, há um aumento significativo do mercado de café puro, torrado e moído, e, no ano de 2012-13 o mercado de café foi estimado em um valor de US$ 900 milhões.

Os australianos passaram a ser conhecedores e têm gostos específicos. Esses fatores repercutem obviamente na demanda de café e é assim que os importadores buscam cafés que satisfaçam ao seus paladares. "A cultura australiana valoriza bons cafés - com origem - e os apreciam em geral em ambiente sociais", comenta Tercio Bergoc Borba, diretor executivo da importadora de cafés especiais brasileiros 3Brothers Australia, sediada em Sydney. "Assim como o vinho, os cafés aqui são muitas vezes degustados entre amigos, levando recentemente esta cultura para os lares", enfatiza Tercio. 

As informações dão do Boletim de Comércio Exterior do Equador e da Promotora de Comércio Exterior da Costa Rica, traduzidas e adaptadas pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA FREITAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2013

Escrevi sobre isso em 2005.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures