ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé lança unidade de torrefação com investimento de R$ 18 milhões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) vai elevar a sua capacidade de produção de café torrado e moído de 300 mil quilos por 500 mil quilos/mês, em apenas um turno. O número é referente à capacidade de produção da nova unidade de torrefação, que será inaugurada no próximo dia 3 de julho.

Foto: Divulgação Cooxupé
 
Foto: Divulgação Cooxupé


A nova aquisição fica no Complexo Industrial Japy, no município de Guaxupé, em Minas Gerais. Para chegar a construção a Cooxupé investiu um total de R$18 milhões. Construída em aproximadamente 24 meses, a nova planta industrial, segundo o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, permitirá à Cooxupé alcançar novos mercados. “Como elevaremos o nosso volume de produção teremos condições de aumentar ainda mais a nossa participação na indústria brasileira de cafés torrados e moídos. Também estamos transformando esse segmento da cooperativa como mais um importante canal de distribuição e liquidez para o café produzido pelos cooperados do Sul e Cerrado mineiros e do Vale do Rio Pardo, no estado de São Paulo”, destaca o presidente.

Mercado consumidor
Atualmente, a Cooxupé responde por quatro marcas - que incluem produtos como cafés tradicionais, extra-fortes, espressos e cappuccinos – presentes em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Ribeirão Preto e São Carlos. A cooperativa também ampliou o canal de vendas com a implantação da loja online.

Inovação e Sustentabilidade
A nova indústria da Cooxupé inovou todo o processo, que passa a ser automatizado desde o recebimento da matéria prima até o empacotamento e expedição. Novos maquinários de última geração também fazem parte do processo industrial para a torra e moagem do café. “Com isso aprimoramos a segurança em todas as etapas garantindo ao consumidor brasileiro produtos de qualidade e de procedência”, explica Mário Panhotta, gerente de divisão comercial da cooperativa.

Outro diferencial do projeto é utilização de energia. Parte dela vem de pequenas centrais hidrelétricas e de usinas termelétricas à biomassa que cogeram energia partindo de fontes renováveis como, por exemplo, bagaço de cana e resíduos de madeira. A outra parte é derivada de 111 painéis solares – que servem como cobertura para o estacionamento de veículos - que têm capacidade de gerar 3,8 MWh /mês. Já o combustível consumido vem de cavaco de madeira procedente de reflorestamento e certificada por órgãos responsáveis. “A iluminação conta com luminárias de LED que tem menor consumo de energia elétrica e, também, uma estação de tratamento de esgoto, que atende aos padrões de segurança do CONAMA 430 de 13/15/11”, completa Panhotta.

As novas instalações da Torrefação Cooxupé possuem mais de 3.100 m² somente na área de produção. Para o café torrado e moído da cooperativa chegar às mesas do Brasil, o setor possui uma equipe de 108 colaboradores entre os setores administrativo, industrial e vendas.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures