ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comida forte para o cafezal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/04/2014

2 MIN DE LEITURA

7
0
O adubo certo e na medida certa pode aumentar a produção dos pés de café e diminuir os efeitos da bienalidade da cultura. Isso é o que indicam pesquisas desenvolvidas pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). Estudos feitos apontam que cafeeiros em fase de produção respondem bem à adubação com elevadas doses de fósforo.

De acordo com o pesquisador da Epamig Paulo Gontijo Guimarães, durante testes realizados em parceria com a Embrapa e Ufla (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, foi observada a aplicação em cafeeiro de até 600kg do fertilizante P2O5, à base de fósforo, por hectare/ano.

Em todos esses ensaios houve aumento na produtividade do café até as doses máximas estudadas. “O aumento na produtividade comprova que na cafeicultura moderna e tecnificada é preciso rever alguns conceitos e até mesmo quebrar paradigmas”, afirma Paulo. Além da demanda energética das plantas por fósforo, o nutriente apresenta problemas por não ficar prontamente disponível às plantas quando aplicado ao solo. Por isso deve ser aplicado em quantidades maiores. Assim, parte fica disponível para a planta. “Quando se faz adubações com baixas quantidades desse fertilizante, quase a sua totalidade fica retida no solo, sobrando pouco para a planta”, complementa Paulo.

O pesquisador explica que lavouras da variedade de café Catiguá MG2 responderam bem à aplicação anual de até 3.000kg de adubo superfosfato simples por hectare, conferido no estudo que tem sido realizado desde 2008 na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas. “O fósforo é vital para aumentar a energia das plantas. É um macronutriente que contribui na fotossíntese, para o crescimento da raiz e reprodução da planta”, afirma. Os estudos mostraram aumento de produtividade de 40%, em uma média de cinco safras, com a aplicação anual da maior dose testada.

Paulo lembra que as análises de solo e de folhas são importantes para o monitoramento da lavoura, evitando desequilíbrios nutricionais nas plantas. “Para a adoção de uma tecnologia com segurança e sucesso, o cafeicultor deve sempre realizar análises periódicas em sua lavoura”, explica.

Na Fazenda Passeio, em Monte Belo, Sul de Minas, um cafezal com mais de 1 milhão de pés já recebe há sete anos adubação fosfatada em doses mais elevadas. “A adoção dessa tecnologia trouxe maior produtividade de forma crescente com o aumento da quantidade do fertilizante aplicado, além de maior enraizamento das plantas e aumento de resistência às doenças, como ferrugem e cercosporiose”, conta o cafeicultor Adolfo Vieira, proprietário dessa fazenda, com mais de 100 anos de tradição em produção de café.

Ele explica que no início aplicavam adubo superfosfato simples e, posteriormente, passaram para o superfosfato triplo. “Fazemos duas aplicações do fertilizante, sendo a primeira entre outubro e dezembro e a segunda entre janeiro e março. A decisão é orientada pela análise de solo, produtividade e aspecto da lavoura”, explica Adolfo. Entre 2000 e 2006, a média de produção da Fazenda Passeio foi de 38,7 sacas por hectare e após o aumento das doses de fósforo, entre 2006 e 2013, a média passou para 45,4 sacas por hectare, sem irrigação.

As informações são do Estado de Minas
 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRENDON

JACUÍ - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 12/01/2017

Que dose de fósforo posso usar em uma lavoura com 30 dias ?
MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 16/04/2015

Olá pessoal,



Gostaria de informá-los que estamos com inscrições abertas para o Curso Online "Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal".

Aproveite para esclarecer todas as dúvidas com o instrutor André Guarçoni (Incaper/ES).



Para mais informações, acesse o link: https://www.agripoint.com.br/curso/adubacao-cafe/



Ou entre em contato: cursos@agripoint.com.br / (19) 3432-2199
JOÀO ALVARENGA

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/04/2014

Gostaria de saber até onde devemos elevar o P no solo em mg/dm³ e na folha em g/kg de forma econômica?  Reforçando a pergunta do amigo Daniel de São Paulo
DANIEL PEREIRA CACERES

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/04/2014

Qual o equilíbrio técnico e econômico para a aumentar a aplicação de fósforo?
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/04/2014

Duas questões precisam ser esclarecidas: a resposta ao P não seria decorrência da propria escassez do nutriente em nossos solos oxidados e também da negligencia no uso do mesmo? Outra coisa, já não é reconhecido a pratica da fosfatagem corretiva, antes do plantio para suprir as necessidades do solo e planta? Depois não seria mais barato fazer apenas uma adubação de correção?
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/04/2014

É isso mesmo Maria Naiara! Estou no último ano de técnico em cafeicultura e já havia notado que o cafeeiro demandava mais P que o aplicado. Tenho uma lavoura que na adubação passada já apliquei uma dosagem maior, estou ansioso para obter os resultados.
MARIA NAIARA DA SILVA

CASA BRANCA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 15/04/2014

Nossa realmente o P é muito importante para o café, principalmente para enraizar e, eu estou tendo aula de café e meu professor disse que de 100% que se aplica de P apenas 30% é aproveitado pela planta, ou seja, 70% é volatizado e fixado no solo, então eu acho que é por isso que com a aplicação elevada o resultado é sensacional para ter maior produtividade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures