ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: café tem novo instrumento de comercialização

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
O setor cafeeiro é um dos mais tradicionais, representativos e emblemáticos da economia colombiana. Ele trás importantes ganhos e tem contribuído com o desenvolvimento econômico do país. Atualmente o café do país se mostra como um ícone colombiano no âmbito internacional. Os cafeicultores e exportadores de café passam a contar com um novo instrumento de financiamento, com menores custos e com potencial para oferecer maiores recursos que os de um crédito bancário. Essa alternativa consiste em um contrato padrão para a exportação de café, denominado Cofez.

O Cofez será negociado em breve na Bolsa Mercantil da Colômbia, anteriormente denominada Bolsa Nacional Agropecuária. O contrato será efetuado entre um exportador, um investidor e o respectivos comprador internacional. O exportador se beneficiará, já que poderá ter acesso aos respectivos fundos de maneira eficiente para cruzar a operação de compra e venda do café entre o comprador internacional e os cafeicultores colombianos. O investidor, por outro lado, ao financiar a operação recebe sua rentabilidade ao comprar o desembolso futuro da exportação a uma taxa de desconto. Como parte fundamental do Cofez está os CDM (Certificados de Depósito de Mercadorias), expedidos pelos AGD (Armazéns Gerais de Depósito). Esses representam as garantias necessárias para poder executar o contrato.

Esse contrato trará vários benefícios. Em primeiro lugar, proporcionará ao exportador de uma maneira ágil e segura para possibilidade de obter os recursos necessários para realizar sua atividade comercial. Adicionalmente, atuará como um instrumento para cobrir o risco cambial do setor financeiro. Da mesma maneira, brindará alternativas aos investidores, permitindo que eles obtenham rentabilidade superiores às oferecidas por produtos tradicionais do setor financeiro.

Quanto à garantia o benefício será assegurar o contrato com a safra, mas não o capital, dessa maneira não se põe em risco a continuidade do negócio. Finalmente, enriquecerá o portifólio de possíveis investimentos no mercado de capitais através da BMC. Esse tipo de contrato conta com uma vital importância dentro da conjuntura atual, devido ao fato de que o preço do café colombiano se encontrará em níveis máximos históricos em dez anos. Assim, com esses instrumentos de financiamento no mercado os atuantes nesse mercado poderão aproveitar de uma maneira bastante adequada para este bom momento do setor. Da mesma maneira, inventiva os investidos a custear os produtores nacionais.

As informações são da Agnocafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures