ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clima melhora, mas expectativa ainda é de safra 2015/2016 menor

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/12/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP(Cepea/Esalq) informou que tem acompanhado o desenvolvimento de cafezais em algumas regiões produtoras. Segundo o Cepea, apesar do atraso no início da abertura das floradas de arábica devido à seca, os grãos têm se desenvolvido bem em todas as regiões acompanhadas pela instituição.

Foto ilustrativa: Divulgação/WBC - Amanda Wilson
 
Foto ilustrativa: Divulgação/WBC - Amanda Wilson


As chuvas das últimas semanas vem favorecendo a atual fase de granação, mas ainda não se sabe se todos os danos causados pela estiagem às lavouras de arábica serão revertidos. De acordo com a instituição, agentes estão um pouco mais otimistas em relação ao que previam durante o período de floração, mas isso não descarta a expectativa de redução da colheita frente à de 2014/2015. Com relação ao mercado brasileiro, o Cepea aponta que dezembro deve ser um mês de negociações calmas por causa do recesso de final de ano. As fortes oscilações de preço do arábica também têm contribuído para a retração dos negócios.

O Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 453,04/saca de 60 kg na quarta-feira (10/12), recuo de 2,93% frente ao fechamento da quarta anterior. Quanto ao robusta (conilon), as cotações da variedade também recuaram e boa parte dos vendedores se mantém fora do mercado. O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 271,21/saca de 60 kg na segunda-feira, baixa de 2,24% em sete dias.
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 15/12/2014

   NA MINHA REGIÃO OS CAFÉS ESTÃO EM ESTÁGIO DE CHUMBINHO E NAS ÁREAS MAIS ADIANTADAS ESTÁ EM ÁGUA, A GRANAÇÃO DEVE ACONTECER ENTRE FEVEREIRO E MARÇO, SE TIVERMOS CHUVAS ABUNDANTES OU IRRIGAÇÃO, COMO A SEGUNDA IPÓTESE ESTÁ DESCARTADA, TEMOS QUE AGUARDAR PARA FALAR DE PREVISÃO DE SAFRA, EU SÓ TIVE CORAGEM DE VENDER 20%, ¨NÃO PODEMOS CONTAR COM OVO ANTES DA GALINHA BOTAR¨
SILVIO GIOVANNI DE ALMEIDA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/12/2014

Este cafe verde q esta em sua mão é cafe de florada de fevereiro e era para ser colhido junto com cafe dessa safra q passo e voce esta exibindo para mostra para o mundo como estão os cafes no brasil q vão ser colhido em 2016.Mais são uns baixistas com muita cara de pau mesmo.A realidade é outra, voces vão ver em 2016.Homens representante do setor cafe onde estão? Em Búzio.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures