ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carvalhaes: cotações devem subir em 2008

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2008

1 MIN DE LEITURA

3
0
O mercado físico de café praticamente não abriu nesta primeira semana de 2008. Com apenas três dias úteis e a expectativa da divulgação, pela CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento e IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da primeira estimativa conjunta da safra brasileira de café 2008, vendedores e compradores adiaram negócios aguardando os novos números.

Mesmo aguardando números de safra cheia, muitos operadores trabalham com a expectativa de preços sustentados e em alta. Com o consumo interno crescendo bem acima da média mundial - a ABIC estima fechar 2008 com aproximadamente 18 milhões de sacas - e estoques de passagem zerando (provavelmente pela primeira vez desde que o Brasil assumiu a liderança das exportações mundiais de café, no início do século 19) em algum mês deste primeiro semestre, o Brasil, maior produtor, maior exportador e segundo maior consumidor de café do mundo, passará a contar apenas com a colheita do ano para cumprir seus compromissos com a exportação e consumo interno.

Neste cenário, precisaremos de safras médias de 45/46 milhões de sacas e, portanto, é um exercício inútil ficar especulando se a próxima safra brasileira será 2 ou 3 milhões maior ou menor do que o indicado pelos números oficiais. Os preços praticados atualmente não estimulam o aumento da produção, principalmente com as sedutoras alternativas que estão se abrindo nas demais commodities agrícolas. A demanda global por alimentos deverá crescer em média 2,5% nos próximos anos e o quadro criado pelo preço do petróleo (chegou a ultrapassar os 100 dólares esta semana) e aceleração do aquecimento global estimulará o crescimento do mercado da borracha, madeira e biocombustíveis.

Na opinião do Escritório Carvalhaes, como o consumo de café vem crescendo e se sofisticando em todo o mundo, a demanda continuará forte e as cotações deverão subir naturalmente neste ano, apesar da safra cheia no Brasil, procurando um novo patamar de preços - como já aconteceu com as demais commodities agrícolas - mais condizente com o atual quadro da economia mundial.

As informações são do Boletim Carvalhaes.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS ANTONIO DOS REIS TEIXEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 08/02/2008

O mercado é incerto e especulativo como já se sabe, então a única saída para os produtores rurais não ficarem reféns deste mercado é a tecnologia de produção adequada à sua região, o controle dos custos e a união efetiva em cooperativas para aumentar o poder de barganha.
LUCIANO FIOROTI

ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/01/2008

Gostaria de alterar o município, pois sou de Itarana e no Preenchimento do cadastro, não constava o município, assim optei em colocar o município de Itaguaçu que é vizinho.
JAIME CÂMARA MENDES DE SOUZA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2008

Como é bom ter um grupo atualizado e sério, como é de praxe o escritório Carvalhaes, passando relatos verdadeiros e esperançosos para o produtor de café.

Boa notícia Eduardo.

Parabéns aos Carvalhaes!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures