ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carvalhaes analisa 2007 para café arábica

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2008

1 MIN DE LEITURA

1
0
2007 foi difícil e frustrante para o produtor brasileiro de café arábica. Com estoques baixos e tendo pela frente a colheita de uma safra menor que as necessidades brasileiras de exportação e consumo, os cafeicultores esperavam obter neste ano preços que compensassem o menor número de sacas e o enorme investimento na modernização de suas lavouras.

Em nossa opinião, a manutenção de patamares de preços em dólares considerados bons há algumas décadas, mas baixos dentro da nova realidade criada pela globalização, que modificou profundamente o cenário do comércio mundial, levou a este quadro conflitante vivido hoje na cadeia produtiva do café.

De um lado consumo mundial crescendo e se sofisticando, com o aparecimento de cadeias de cafeterias de luxo, novas formas - saches, cápsulas - e equipamentos para o consumo doméstico do expresso, grandes indústrias desenvolvendo refrigerantes e bebidas geladas com café, enfim investimentos bilionários atestando que o consumo mundial de café entrou em uma nova e promissora fase.

Do outro, produtores de arábica desanimados com a rentabilidade de seu negócio. Investiram fortemente para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de seus cafés, cortaram custos onde foi possível, e mesmo assim não conseguem ganhar dinheiro com os preços praticados pelo mercado.

Analistas, fundos e grandes operadores insistem que o atual patamar das cotações é "historicamente alto", ignorando a forte desvalorização do dólar na última década, e que, com o crescimento da demanda mundial por alimentos e biocombustíveis, o custo de produção do café vem sendo fortemente pressionado pela alta dos insumos e do valor das terras agriculturáveis.

Neste cenário, os cafeicultores estudam alternativas e olham com atenção para produtos agropecuários que já tiveram seu patamar de "cotações históricas" ajustados à nova realidade da economia mundial. Os mais citados são: cana de açúcar, laranja, soja, borracha, milho e conillon.

As informações são do Boletim Carvalhaes.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ANDRÉ

LUIS EDUARDO MAGALHÃES - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/01/2008

Muito bem colocado pelo Carvalhaes. Uma cadeia produtiva de grande importância como o café, vemos hoje o produtor sofrendo calado, como quem não quer descer do pedestal que se foi à muito tempo.

Onde estão vocês produtores? Acordem! Nossos representantes (se é que temos), o que de fato estão fazendo?

Se não acordarmos em tempo, continuaremos à ver lucros em toda a cadeia do agronegócio, com exceção é lógico do produtor de café.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures