ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Campeonatos, baristas e jurados: juntos pela promoção dos cafés de qualidade

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2011

4 MIN DE LEITURA

2
0
É fato que a qualidade dos cafés oferecidos ao consumidor tem melhorado ao mesmo tempo que o consumo da bebida tem aumentado significativamente. Além disso, novas formas de consumo estão surgindo, o que juntamente com outras iniciativas tem impulsionado ainda mais o consumo.

Com essa tendência de aumento de produção e consumo de cafés de qualidade se afirmando, os consumidores estão cada vez mais se conscientizando quanto a qualidade dos cafés que adquirem, melhorando assim seus hábitos.

Uma das inciativas que atuam com esse propósito é o Campeonato Brasileiro de Barista. Desde 2005 os campeonatos são organizados pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) e hoje várias regionais acontecem no país, culminando na Etapa Final do Concurso Brasileiro de Barista, que seleciona um barista que representará o Brasil nas etapas mundias do Campeonato Mundial, difundindo a utilização de cafés especiais do Brasil e promovendo esses cafés tanto no Brasil como no mundo.

As regionais são realizadas no Espírito Santo, Paraná, Salvador, Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Tive a oportunidade de participar ativamente da etapa São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, onde pude comprovar o grande sucesso desses campeonatos.

A atração principal dos campeonatos, claro, são os baristas. Esse profissional é o responsável pelo preparo do café, além de terem conhecimento sobre toda cadeia, grãos, cultivo, etc. Isso é fundamental para que possam buscar os melhores cafés para o preparo de suas bebidas, baseados em forma de produção, altitude da região, processamento pós colheita, história da fazenda, etc. É dessa forma que atuam para promover os cafés de qualidade e também o produtor.



Além disso os baristas tem a liberdade de criar drinques com café, fazer combinações e inovar no preparo das bebidas.

Muito conhecimento e experiência são necessários para fazer a escolha do café e da torra, para que manuseiem bem o moinho e máquinas de café. Caso alguma etapa de preparo não seja realizada corretamente, toda qualidade do café na xícara pode ser perdida.

O barista está sempre em busca do espresso, do capuccino, da bebida perfeita. É com esse foco que treinam e participam de campeonatos, buscando o aperfeiçoamento, além da promoção da qualidade do café, oferendo uma bebida perfeita.

Dentro de tudo isso faltou falar do principal, a paixão. Durante as competições os baristas transmitem aos jurados e presentes a paixão pelo café e pelo trabalho.

Por ser o profissional que está diretamente ligado ao consumidor, é o principal responsável por transmitir a paixão pelo café, conhecimento e habilidades, fazendo com que o consumidor sinta a mesma paixão e assim a bebida apreciada se torne inesquecível.

São exatamente esses atributos que os baristas tem que demonstrar aos jurados durante os campeonatos.

Nos campeonatos eles devem preparar 4 espressos, 4 capuccinos e 4 bebidas de assinatura, sendo uma de cada servida para cada juíz sensorial.

A escolha dos cafés são feitas por eles próprios e o motivo da escolha do café ou blend usado tem que ser explicada para os jurados. No capuccino é a mesma coisa, escolhem o café, o leite e passam o máximo de informações possíveis que possam auxiliar os jurados a perceberem as características sensorias que buscaram.

Na bebida de assinatura os baristas separam as notas de sabor e aroma do café, separação conhecida como desconstrução, e preparam a bebida com outros ingredientes (chás, reduções de frutas, ganache, bebidas e alimentos em geral) que combinem sabores e aromas com os encontrados no café.



É nesse drink que os baristas abusam da criatividade para conseguirem uma bebida que agrade o paladar dos jurados e do consumidor, chamando atenção pela sua apresentação visual, funcionalidade e sinergia de sabores.

Os jurados exercem papel imprescindível na avaliação sensorial e técnica. Em campeonatos participam 4 jurados sensoriais, 2 jurados técnicos e 1 juri principal.



Os jurados são profissionais treinados, experientes em degustação de café, muitas vezes baristas. Além de já terem conhecimento avançado das técnicas de preparo, cultivo de café, predicados, defeitos, etc., passam por uma avaliação para poderem atuar como jurados durante os concursos, passando assim maior credibilidade.

As técnicas de preparo são avaliadas pelos júris técnicos e as caracteristicas sensoriais como sabor, balanço tactil, cor e persistência da crema, visual do capuccino, persistencia de espuma, temperatura da bebida, entre outros, analisadas pelos juris sensoriais e principal.

A responsabilidade desses profissonais é grande pois estão selecionando profissionais, avaliando seu trabalho, e é através dessa avaliação que os baristas podem buscar aperfeiçoamento.

Mesmo com muito conhecimento, técnica e experiência os baristas ficam apreensivos durante suas apresentação. Porém, com muito treinamento realizam uma apresentação apaixonante e contagiante, que transmite paixão aos consumidores, demonstrando profissionalismo, domínio das técnicas e conhecimento em café.

O resultado de tudo isso é um espetáculo de beleza, delicadeza, técnica e sabores. Uma disputa acirrante que motiva os baristas a continuarem buscando perfeição aos cafés oferecidos ao consumidor.

Esse trabalho de promoção do café por meio dos campeonatos é resultado do envolvimento e transferência de conhecimento entre os elos da cadeia, onde o barista valoriza as técnicas de produção, qualidade, área de cultivo, trabalho realizado nas fazendas, transformando tudo isso em uma excelente bebida.

É dessa forma que acontece o processo educativo do consumidor para a valorização dos cafés de qualidade e entendimento de como os processos produtivos influenciam em um boa xícara de café.
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 01/02/2011

Obrigada Mariana!

Fico feliz em conseguir transmitir para todos da cadeia a realidade dos campeonatos, dos profissionais envolvidos e da paixão pelo café.

Nos vemos no próximo evento.
MARIANA PROENÇA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 01/02/2011

Natalia, adorei! Parabéns pelo texto! Resumiu muito bem o que é campeonato. Até o próximo evento!
Beijos,
Mariana Proença
Revista Espresso

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures