ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café do Cerrado: Caccer recebe ISO 9001 da BSI

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2009

3 MIN DE LEITURA

2
0
A qualidade do Café do Cerrado foi novamente confirmada. Desta vez, o aval foi dado pela British Standards Institution (BSI) - multinacional com sede no Reino Unido - ao Conselho de Associações de Cafeicultores e Cooperativas do Cerrado (Caccer). No final de abril, o BSI recomendou o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do Caccer para obtenção da ISO 9001.

Segundo o superintendente do Caccer, José Augusto Rizental, a ISO 9001 demonstra ao mercado que a instituição tem organização e controle necessários para garantir a excelência do produto. "Somos pioneiros no Brasil, no segmento de entidades normativas do setor, na obtenção de um sistema de controle como a ISO", acrescenta.

O Caccer é a entidade que tem a maior quantidade de propriedades certificadas no Brasil e a segunda maior no mundo. Do ponto de vista de quem compra o produto, a ISO 9001 representa a garantia de qualidade de mais de 1 milhão de sacas de café com potencial de certificação, o que corresponde a 25% do que é produzido no cerrado mineiro.

O volume comercializado hoje é de 100 mil a 120 mil sacas de café/ano. A produção segue para Europa, Japão e EUA. "Nos próximos dois anos queremos abrir mercado na Rússia e fortalecer as vendas nos países com os quais já negociamos", adianta Rizental.

A ISO 9001 encerra os trabalhos de base do Caccer na busca de credibilidade para a marca Café do Cerrado e orienta a expansão de mercado planejada pela instituição. Fundado em 1993, o Caccer promove um trabalho abrangente de diferenciação e valorização do produto no mercado internacional. São três grandes frentes de atuação: certificação de propriedade, geoprocessamento e certificação de produto (origem e qualidade).

Em 2005, o Caccer conseguiu a primeira indicação geográfica para café no mundo. A região demarcada e registrada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) inclui 3,5 mil propriedades em 55 municípios mineiros, que somam 155 mil hectares. Foi o primeiro passo para evitar o uso indiscriminado da marca Café do Cerrado.

A região está inteiramente coberta com imagens via satélite, o que permite realizar o geoprocessamento. Da área de 155 mil hectares, 20 mil já foram processadas em 170 propriedades. O trabalho permite fazer comparações e monitorar o manejo ambiental.

A certificação das propriedades garante boas práticas agrícolas, responsabilidade ambiental e social. Atualmente, 150 propriedades detêm a certificação. Já a certificação do produto une o conceito de indicação geográfica utilizado para regiões cafeicultoras ao esquema de avaliação da Associação Americana de Cafés Especiais. A Associação indica que, a partir dos 80 pontos, o café é considerado especial. A pontuação se refere a critérios sensoriais de aroma e sabor.

"Estamos iniciando, em parceria com o Sebrae/MG e o Sebrae Nacional, um processo que se chama Denominação de Origem. Vamos entrar com o pedido de registro no INPI até dezembro deste ano, e também na União Européia, até julho de 2010. A ISO vai nos ajudar na conquista da Denominação de Origem, principalmente na União Européia, onde o conselho é muito rigoroso em relação à entidade que controla o processo", explica Rizental.

Café do Cerrado

Para levar a marca Café do Cerrado, o grão precisa ser produzido na área demarcada, numa das 150 fazendas certificadas, que seguem todos os padrões de qualidade, segurança dos alimentos, normas trabalhistas e ambientais. O resultado de todo o trabalho nas propriedades deve também ser revelado no sabor da bebida.

O Sebrae/MG apoia os processos de certificação das propriedades e de geoprocessamento. Cerca de 250 produtores da região do Cerrado mineiro são atendidos diretamente com consultorias técnicas e gerenciais do Projeto Educampo. Os produtores recebem capacitação, implementam controles e procedimentos para garantia de produção com qualidade e são conscientizados que administram uma empresa rural. O objetivo é tornar a atividade mais competitiva.

As informações são de Aline Freitas, do Sebrae/MG.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELDER BOVI

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 19/05/2009

Parabens ao Caccer,

O Brasil precisa perder um pouco da imagem de vendedor de volume. Sabemos que há produtores que conseguem produzir "Cafés de qualidade" (estritamente mole).

Recentemente o Brasil ficou em quarto lugar no campeonato Rainforest Alliance Cupping 2009, deixando para traz até mesmo a Colômbia, ficando a apenas 1,41 ponto do primeiro colocado, Guatemala.

Diante disso não dá para enterder porque um café desse padrão no Brasil é vendido contra New York -20 ou -30 e o da Colombia, +20.

Eu como produtor gostaria de saber do Ministério da Agricultura, quais são as ações de divulgação e Marketing, que estão sendo realizadas para promover as diversas Regiões do Brasil que produzem Cafés Verdes de Qualidade.
MARCELO DIANIN

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 14/05/2009

Parabéns ao CACCER e ao comandante Sr. José Augusto Rizental que tanto agrega à Cafeicultura do Cerrado!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures