ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café ajuda na melhora da memória e concentração, proteção contra a cirrose hepática, diabetes tipo 2, doença de Parkinson e depressão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Conforme o texto bíblico, entre 1010 a 970 a.C. foi oferecido ao rei David de Israel uma bebida feita a partir de grãos torrados. O próprio Maomé (570-632 a.C.) consumia uma bebida denominada qahwah, em árabe. Diz a lenda que a bebida foi descoberta por um pastor do lêmen - Kaldi, que observou a excitação das cabras após a ingestão de frutas de um arbusto. Mas demorou treze séculos para a cafeína ser identificada pelo químico alemão Ferdinand Rounge, em 1820.

Além da cafeína, foram isolados mais de mil produtos químicos no café, sendo alguns, como os ácidos clorogênicos, bem mais abundantes. Também possui um grande número de compostos voláteis (quinidinas, niacina, magnésio, etc.), que lhe dão aroma e sabor. Até o momento não se sabe exatamente quais os derivados do café após a torra responsáveis pelos efeitos benéficos da bebida (proteção das células, estimulação, aumento da sensibilidade à insulina, etc). Porém, seguramente não é a cafeína, embora seja a mais estudada.

Também é completamente infundada a afirmação de que a cafeína faz mal à saúde. Em quantidades moderadas - o equivalente a 400-500mg/dia, dose de três a quatro xícaras -, a cafeína não é prejudicial ao organismo, desde a gestação até o fim da vida. Por isso, o consumo não está associado ao infarto do coração, nem a qualquer tipo de câncer ou má formação fetal, doença fibrocística da mama ou aborto. Ainda não é responsável pelo descompasso do coração (arritmias) ou úlceras gástrica e duodenal, em pessoas normais.

Entre os benefícios do café, citam-se melhora da memória, concentração e atenção, proteção contra a cirrose hepática, diabetes tipo 2, doença de Parkinson e depressão, diminuição no risco de inflamação do pâncreas e redução do suicídio.

Em relação à cirrose do fígado, "os indícios de que o café protege o órgão não autorizam o consumo exagerado de bebidas alcoólicas", nem a falta de tratamento das hepatites B e C. Todavia, o consumo de chá, que também tem cafeína, não faz a prevenção da cirrose, indicando que não é essa substância a responsável por tal benefício. Por outro lado, a troca do café preparado em cafeteiras para o café filtrado reduz os níveis do mau colesterol (LDL) e pode ter contribuído para a diminuição da incidência de doença arterial coronária na Finlândia.

O risco de aparecimento do diabetes tipo 2, que surge após os 40 anos de idade, principalmente em pessoas obesas, é menor nas pessoas que consomem café diariamente. Neste caso, o café funciona à semelhança de alguns antidiabéticos orais, isto é, aumentando a sensibilidade das células à insulina. O lado negativo da ingestão habitual de café é o aumento da pressão arterial e a maior incidência de câncer de bexiga.

Finalmente, é bom ressaltar que os efeitos do café sobre o organismo são objeto de estudo há décadas, "existindo muitos pontos obscuros entre seu consumo e a saúde". Também há dúvidas a respeito dos processos químicos responsáveis pelos benefícios já comprovados. Discussões científicas à parte, a ingestão de uma xícara fumegante de café é sempre apreciada durante uma reunião de negócios, para receber uma visita ou dar uma pausa durante a rotina do trabalho.

Artigo extraído do livro "Doenças, conhecer para prevenir", de autoria do médico infectologista Mário Cândido de Oliveira Gomes, publicado no Jornal Cruzeiro do Sul, adaptado pelo CafePoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NOME:

EM 01/10/2016

Acredito q na vida tudo tem um preço à ser pago e, o equilibrio e moderaçao fazem parte da vida do q prezam a saúde.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/01/2014

Com estes beneficios e muitos outros,o café precisaria estar mais valorizado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures