ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BSCA realiza 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Cafés Especiais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Há tempos se sabe que o Brasil é capaz de produzir praticamente todos os tipos de cafés existentes no mundo, o que gerou a criação do slogan “um país, muitos sabores”. Entretanto, para colocar essa ideia em prática, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) realizará, nos dias 17 e 18 de outubro, o 1º Campeonato Brasileiro de Blends de Cafés Especiais.

De acordo com Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA, o evento tem o objetivo de iniciar um trabalho de apresentação de todas as regiões produtoras no Brasil. “Vamos ampliar as possibilidades de escolhas de diferentes origens para os torrefadores e baristas brasileiros e elucidarmos a diversidade de cafés que o Brasil pode oferecer aos consumidores finais. Queremos estimular a fuga do comum, das combinações clássicas existentes para buscar melhores misturas com todos os cafés que produzimos”, destaca.

Na competição, serão formadas equipes com três integrantes do Brasil e mais um dos componentes do grupo sueco vencedor do Nordic Barista Cup 2013 (Anna Nordström, Oskar Alverus e Philip Hagenmalm, substituindo Tobias Palm, que integrou o time campeão, mas não pode viajar), que está no País realizando uma Origin Trip. Essas equipes conhecerão os melhores cafés das 11 regiões brasileiras para que encontrem os mais interessantes e criem seu blend – utilizando, no mínimo, três origens diferentes –, buscando novas mesclas, as quais valorizem o produto e apresentem novos paladares aos consumidores.

A primeira etapa do campeonato ocorrerá dia 17, em São Paulo (SP), no Studio FAF, laboratório da Fazenda Ambiental Fortaleza, associada da BSCA. “Nessa fase, faremos uma sessão de prova dos cafés e as equipes escolherão quais amostras utilizarão para criar seu blend”, explica Daniela Capuano, agente promocional da Associação na Europa. No dia 18, a final será realizada na loja da Suplicy Cafés Especiais dos Jardins, também na capital paulista. “Todas as equipes devem entregar os blends que criaram, os quais serão preparados na Suplicy para os clientes, que votarão no seu favorito e definirão os campeões da competição”, completa.

Segundo Vanusia, o concurso foi idealizado após a BSCA ter identificado a necessidade de o mercado elaborar misturas com cafés de diferentes regiões, variedades e processos para equilibrar a bebida e torná-la mais homogênea. “Com o passar do tempo, as safras mudam um pouco de sabor, ainda que sempre compremos o mesmo café, o que é natural. Contudo, uma marca tem que manter aquele gostinho que a caracteriza e é com base na elaboração desses novos blends que propomos no campeonato que conseguiremos essa definição”, conclui.

As informações são da Assessoria de Comunicação da BSCA, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures