ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultores aprovam lavador portátil de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/08/2009

2 MIN DE LEITURA

2
0
Agricultores ligados à Associação de Cafeicultores Familiares de Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais, ficaram muito satisfeitos com o lavador portátil de café que foi disponibilizado a eles por meio do projeto "Unidades Comunitárias de Processamento do Café para Agricultores Familiares", financiado pelo CNPq/MDA, sob coordenação da pesquisadora Sara Chalfoun de Souza, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) de Lavras. O lavador é uma das tecnologias para a cafeicultura familiar que foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) por meio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café.

O projeto tem como objetivo incorporar qualidade ao café por intermédio do processamento comunitário, favorecendo o associativismo na região. Segundo a bolsista do projeto Juciara Nunes de Alcântara, "esse lavador foi escolhido porque é de fácil utilização e manutenção e pode ser deslocado com facilidade de uma propriedade para a outra, atendendo a vários produtores durante o período da colheita".

A separação do café cereja ou verde do chamado bóia (aquele que flutua na água) não fazia parte do processo de pós-colheita dos agricultores da região até a chegada do lavador. Com isso, para Juciara, a utilização da tecnologia vai acrescentar muito à qualidade do café que está sendo produzido por eles.

O lavador portátil de café contribui para a qualidade da bebida porque, com a separação, o produtor elimina os grãos bóia, que alteram o resultado final e depreciam o preço do produto. Além disso, agrega valor ao produto, já que o café composto apenas por grãos cereja são mais valorizados no mercado. Ele foi desenvolvido sob a coordenação do pesquisador da UFV, Juarez de Souza e Silva, e é um modelo muito simples e ideal para pequenas produções. Consta simplesmente de dois depósitos: o primeiro retém a água de lavagem, sendo construído em chapa metálica e fixo em rodas, para facilitar sua locomoção. O segundo depósito é móvel (basculante) e construído em chapa perfurada ou em tela, servindo para reter o café com maior densidade.

O lavador não é ainda comercializado no mercado. Portanto, a unidade que foi entregue para a associação de produtores de Santo Antônio do Amparo foi encomendada a um serralheiro de Lavras, que a confeccionou conforme as determinações da pesquisa em apenas uma semana e custando pouco mais de 1300 reais. Para os pesquisadores ligados ao projeto, esse preço, para um equipamento de grande utilidade como é o lavador portátil, faz dele um maquinário com uma grande relação custo/benefício.

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE ROBERTO SONA BIANCHESI

CACONDE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/08/2009

Caros srs. da Equipe CaféPoint,

Bom dia,

Sou um pequeno cafeicultor da região de Caconde/SP, onde tenho secador e máquina de beneficiar café. Precisaria este ano comprar um lavador, só que o custo é muito alto - com o projeto de alvenaria, lavador com soprador fica em torno de R$ 20 mil. Gostaria que os srs. me ajudassem a conseguir o endereco desse serralheiro de Lavras para uma consulta do preço do lavador familiar.

Agradeco ao CaféPoint pelas informações, pois é com elas que talvez iremos sobreviver na cafeicultura.

Grato.
JOSÉ CYRILO DE PAULA FILHO

ALTINÓPOLIS - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 18/08/2009

Me interesso pelo equipamento... Como tenho mais informações? Grato.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures