ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abacafé: cafeicultura com bom desempenho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/05/2012

1 MIN DE LEITURA

1
0
Polêmicas têm sido geradas sobre os impactos da estiagem na produção da safra 2012. Quando analisada a cultura do café, diante da abençoada fartura de água do aquífero Urucuia, esta não sofreu interferências pelo clima, esclarece Glauber de Castro, presidente da Abacafé - Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia.

O cenário de áreas cultivadas com café arábica 100% irrigadas promove a segurança na produção. Com esta condição, os riscos de produzir são extremamente baixos, pois as intempéries típicas das zonas cafeeiras, não atingem o Oeste da Bahia.

Este quadro tem grande contribuição quanto a qualidade do produto. Considerando que em média metade do café produzido na região tem como destino a exportação, o caminho da qualidade é fundamental para promover melhorias no preço final do produto, reforça Glauber.

O zelo pela qualidade vem acompanhado da adequação social e trabalhista nas propriedades, sobretudo nos períodos de colheita, em que o número de trabalhadores eleva significativamente. A chancela desta adequação é auferida pelo Ministério do Trabalho, que visitam todas as áreas de produção, cuja frente educativa monitora e orienta cada item para o bom cumprimento da legislação vigente.

Com um quadro singular em produzir café de alta tecnologia e qualidade, a região se prepara para um reconhecimento do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que é a Indicação Geográfica do produto. O "Café da Região Oeste da Bahia" permitirá uma nova dimensão nos aspectos promocionais do setor que somada às condições regionais, estimulará a expansão da cultura, como o que vem ocorrendo.

Atualmente a região possui uma área cultivada com café de 15.330 hectares e deverá colher nesta safra mais de 560 mil sacas do produto. Quanto a média de produtividade está em 43 sc/ha, enquanto a média nacional gira em torno de 20 sc/ha, expressando o perfil de tecnologia e gestão do setor.

As informações são da Abacafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FÁBIO LÚCIO MARTINS NETO

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/05/2012

A seca ocorrida este ano na Bahia afetou bastante a safra de café da Chapada Diamantina, do Planalto de Vitória da Conquista e, consequentemente, de todo o Estado.



Pelo menos o Oeste da Bahia, com grande propriedades mecanizadas, irrigadas e com alto padrão tecnológico, não foi afetado, evitando maior queda da produção baiana, conforme nos informa a Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia (Abacafé).



A irrigação, além de mitigar o risco climático e elevar a produtividade, mitiga ainda o risco de preço, pois dá segurança ao cafeicultor no momento de comercializar sua safra por sistemas de trava de preço, conforme alerta do colega Renato Hortélio Fernandes, engenheiro agrônomo autor do documento Diagnóstico e Propostas para a Cadeia Produtiva do Café na Bahia, publicado no ano passado pela Secrateria de Agricultura do Estado.



Os cafeicultores do Oeste dão exemplo de organização na recém criada Abacafé e um largo passo no processo de reconhecimento da qualidade do café pela indicação geográfica. Espero ver movimento semelhante ocorrer na Chapada e em Conquista.



Abraços,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures