ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

2011: setor prevê redução da safra de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
O mercado cafeeiro do país já admite a falta do produto -e o consequente aumento do seu preço- na safra 2011/ 2012, que começa em maio. Os motivos são as previsões de quebra acentuada da produção e a bienalidade natural do café (que intercala ciclos produtivos altos -como em 2010- e baixos).

Só na região de Ribeirão Preto (SP), a quebra da safra deve chegar a 59,5%, segundo previsão do IEA (Instituto de Economia Agrícola), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. A região responde por um terço da produção paulista.

Já a previsão da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), considerada a maior do país, é de 35% de quebra.

"Vai faltar café para comercialização. A variação do preço ficará muito mais atrelada aos resultados da produção internacional do que à lei de oferta e procura no Brasil", disse o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.

Na propriedade do cafeicultor Guilherme Salomão Vicentini, 30, a previsão da quebra é de 40%.

A Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas da Alta Mogiana), em Franca, também registrou recorde histórico em 2010 ao obter 1,15 milhão de sacas de café. Agora, a previsão é de volta aos patamares de safras anteriores, de 900 mil sacas.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima uma queda mais modesta em todo o país -12,9%, de 48,09 milhões de sacas para 41,89 milhões-, que o mercado considerou tímida.



Já o pesquisador do IEA Celso Vegro afirmou que "o regime de oferta e procura deve regular um novo piso para o consumo, que tratará de ajustar-se às limitações da oferta. "Será um período propício para manutenção dos preços elevados", disse.

Nos últimos 12 meses, o preço da saca de café arábica saltou de R$ 276,59 para R$ 418,03 -alta de 51,14%-, segundo indicador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP.

A reportagem é de Venceslau Borlina Filho, para o jornal Folha de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS REMEDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2011

A Conab, empresa brasileira, deve estar prestando serviços aos compradores internacionais. Querem manter a escravatura da cafeicultura às custas de previsão de safra pouco confiável ou no mínimo suspeita. Só uma catrástofe mundial segura os preços do café, ou melho, se tiver café. Sorte a todos!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures