A Starbucks abriu no México sua primeira loja especializada na venda de café exótico sob o nome Reserve; pelo menos três das 50 sucursais que a marca abrirá no país em 2015 serão sob esse formato, que oferece café exótico a preços mais elevados que seu cardápio tradicional.
A primeira dessas unidades foi inaugurada na semana passada no centro comercial Arcos Bosques, na Cidade do México, onde os clientes poderão encontrar produtos de edição limitada fabricados com grãos premium.
“Esse mesmo ano, queremos abrir mais lojas desse formato na Avenida Presidente Masaryk (Polanco) e Torre Virreyes (Lomas de Chapultepec). Também queremos levar a Monterrey, Guadalajara e outras cidades”, disse o diretor da marca, Federico Tejado.
Uma loja da Starbucks Reserve requer um investimento 40% superior ao de uma tradicional, devido ao projeto e à técnica de preparo das bebidas. Além disso, o produto também pode ser mais caro comparado com suas bebidas básicas.
Uma xícara de café da Nicarágua Cabo Azul ou Panamá Carmen State, que são duas variedades disponíveis no momento, tem um preço de 41 pesos (US$ 2,72) em sua apresentação de 300 ml (tamanho grande), enquanto um café do dia de origem mexicana proveniente de Chiapas tem um preço de 21 pesos (US$ 1,39) em seu tamanho menor e 25 pesos (US$ 1,66) no tradicional grande.
Um pacote de 8 onças (226,8 gramas), que é uma bolsa de café de grãos inteiros, tem um preço de 219 pesos (US$ 14,56), enquanto outras variedades de café tradicionais oscilam entre 120 e 160 pesos (US$ 7,98 e US$ 10,64).
“Escolhemos abrir essa loja, porque os clientes cada vez são mais sofisticados e sabem mais do café. Para surpreendê-los, precisa dar a ele um café mais sofisticado, mais premium. Criamos uma loja onde os clientes podem descobrir novos tipos de café e explorar novos métodos de elaboração”, disse Tejado.
A loja é a primeira desse tipo no México e a terceira na América Latina. Até agora, somente existiam duas unidades na Colômbia. De acordo com os últimos dados disponíveis, a Starbucks, propriedade da operadora de franquias Alsea, que também controla marcas como Burger King e Domino’s, tinha 443 sucursais no país, que se somariam à nova unidade Reserve.
Ao fechamento do terceiro trimestre de 2014, a Starbucks forneceu 23% das vendas da Alsea e 29% de seu fluxo operacional. Atualmente, existem 1.200 lojas da Starbucks Reserve em todo o mundo e, em 2015, prevê-se a abertura de outras 1.500, de acordo com dados da companhia.
A Starbucks apostará em oferecer experiências Premium, apesar de o consumo no país não dar sinais claros de recuperação. “O consumo de café segue crescendo”.
De acordo com dados da agência de pesquisa de mercados, Euromonitor International, em 2013, o consumo per capita de café no México era de 700 gramas; no entanto, o diretor da Starbucks afirma que atualmente o consumo dos mexicanos subiu para 1,8 quilos por pessoa.
A reportagem é do CNNExpansión/ Tradução por Juliana Santin