ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank aumenta previsão de déficit global de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Rabobank aumentou sua previsão de déficit global de café na próxima estação, em consequência do clima seco em todas as principais regiões produtoras de café robusta. O banco aparou ligeiramente sua ideia de déficit para 2015/2016, com a produção total de café sendo reduzida em apenas 0,8 milhão de sacas, comparado com a previsão anterior de 1,2 milhão de sacas. Porém, para 2016/2017, o Rabobank previu que a demanda excederá a oferta em 2,2 milhões de sacas, 1,5 milhão de sacas a mais que se pensava anteriormente.

O déficit caiu devido à produção muito baixa de robusta. O mercado de robusta para 2016/2017 deverá ter um déficit de 4,6 milhões de sacas, 1,3 milhão de sacas a mais do que a previsão anterior.

“Os fundamentos continuam a dar suporte aos preços do robusta”, disse Rabobank. “Desde nossa última previsão, o clima na Índia, Tailândia e a área de robusta do Brasil estão mais secas que o normal, de forma que não esperamos que as principais origens tenham colheitas excelentes. A seca na Índia deverá causar uma queda de duplos dígitos com relação aos níveis muito bons vistos na colheita anterior”.

As colheitas na Tailândia e Laos também deverá sofrer com o clima seco.

No Brasil, o segundo maior produtor mundial, a seca também será um problema. O Rabobank manteve sua previsão de colheita brasileira para 2016/2017, em 52,6 milhões de sacas, incluindo 12,6 milhões de sacas de robusta. Mas o foco agora está se voltando à colheita de 2017/2018, disse o banco.

“Após chuvas constantemente decepcionantes, o mercado está se perguntando o quão baixa poderá ser a colheita brasileira de robusta. Acreditamos que qualquer coisa acima de 16 milhões de sacas é improvável, à medida que o crescimento do ramo tem sido extremamente baixo. O fator definidor serão as chuvas durante o período de floração”.

“As baixas chuvas nos últimos meses significam que os reservatórios estão atualmente baixos ou vazios, e conforme o resultado, os produtores não terão água suficiente para induzir artificialmente a floração. Assim, não podemos descartar a possibilidade de uma colheita ainda menor de robusta na próxima estação”.

Ainda, a dificuldade do mercado será reduzida com os estoques pesados. “A disponibilidade local de robusta é alta, à medida que a grande quantidade de estoques certificados na Europa está caindo lentamente”.

As ofertas de arábica parecem estar amplas, que permitirão que os torrefadores substituam o robusta por arábica em seus blends. “As fortes chuvas nas áreas de arábica do Brasil fornecerá disponibilidade de bebidas de grãos arábica de menor qualidade, facilitando a troca de robusta por arábica”.

O Rabobank aumentou sua previsão colombiana na produção de 2016/2017 em 0,4 milhão de sacas, para 14,4 milhões, citando “chuvas excelentes que suportarão a colheita principal”.

Mas há potenciais problemas no Brasil, onde os riscos de geadas estão surgindo. “No momento da publicação desse relatório há um pequeno risco de geadas no Paraná e potencialmente em outras áreas de café, que não estamos considerando”.

“Acreditamos que nos próximos dois meses, o mercado de arábica deverá focar nas possibilidades do risco de geadas no Brasil, especialmente no caso do evento de La Niña no inverno do Hemisfério Sul, e as taxas de conversão de cerejas a grãos verdes no Brasil”.

As informações são do Agrimoney/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures