ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de café do Vietnã contêm vendas à medida que produção cai

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/01/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora

 
Os produtores de café do Vietnã estão contendo as vendas para garantir maiores preços, auxiliados por créditos mais baratos que aumentam sua capacidade de armazenar grãos.

A produção no ano que começou em primeiro de outubro provavelmente cairá em cerca de 6%, para 1,62 milhão de toneladas, de um recorde de 1,72 milhão de toneladas no ano anterior, de acordo com a média de estimativas de 15 traders compilada pelo Bloomberg. Os produtores venderam 15% de sua colheita até o final de dezembro, comparado com 22% no ano anterior, mostrou a pesquisa. A colheita está quase completa, informaram eles.

Os futuros aumentaram em 14% em Londres em 2014 à medida que a demanda excedeu a oferta. Os produtores estão colhendo uma safra melhor no Vietnã, com os cafezais rendendo cerejas menores que no ano anterior, enquanto a seca ameaça o retorno no Brasil e prejudica a oferta do país. O Vietnã reduziu suas taxas de juros para impulsionar a concessão de empréstimos e desvalorizou a moeda local, o dong, para impulsionar as exportações.

“Os produtores estão segurando a colheita, porque veem que essa está menor e esperam preços maiores”, disse o vice-diretor geral da Import-Export Co., segunda maior exportadora do Vietnã em volume, Le Duc Huy. “Eles também têm mais capacidade financeira com suas próprias economias, melhor acesso a empréstimos de bancos e menores taxas de juros”.

O preço do café robusta aumentou em 0,8%, para US$ 1.985 por tonelada no ICE Futures Europe na semana passada, aumentando em 3,6% nesse ano. O café arábica, favorecido pelos fabricantes de cafés especiais como Starbucks Corp., foi comercializado a US$ 1.794 por libra em Nova York para ganhar 7,7% nesse ano, após um aumento de 51% em 2014. Seu premium com relação ao robusta foi de 89,61 centavos por libra. Embora as chuvas em novembro tenham reduzido a ameaça de uma falta persistente de umidade, o Brasil está sofrendo com condições secas e quentes similares às do começo de 2014.

Também choveu menos no Vietnã do que no ano anterior durante o período de desenvolvimento de cerejas. Dak Lak recebeu 251,6 milímetros em setembro e 102 milímetros em outubro em 10 estações, incluindo uma na província vizinha, Dak Nong, comparado com 482,8 milímetros e 147,7 milímetros nos mesmos meses de 2013, de acordo com o Departamento de Meteorologia e Hidrologia. Dak Lak fornece cerca de 30% da colheita do país.

Embora a produção nessa estação tenha caído principalmente por causa do ciclo de café – uma estação fraca sucede uma grande colheita -, também não houve chuvas suficientes para o desenvolvimento de cerejas, disse Huy. A diferença nos rendimentos com relação à colheita anterior foi especialmente grande entre as variedades mais produtivas, disse ele.

A estimativa média para essa colheita é de cerca de 1,8% menor do que as 1,65 milhão de toneladas da pesquisa do Bloomberg de 12 traders publicada em 2 de dezembro.

Exceto para algumas chuvas em dezembro, o clima foi principalmente favorável durante o período de seca, disse Huy. Os produtores venderam 250.000 toneladas até o final de dezembro, mostrou a pesquisa. Isso se compara com 380.000 toneladas no ano anterior.

A Volcafe Ltd., unidade de trader de commodities ED&F Man Holdings Ltd., reduziu em novembro suas estimativas para a colheita do Vietnã, para 27,4 milhões de sacas, de 28,5 milhões de sacas, dizendo que a fadiga dos cafezais, bem como a maior incidência de doenças, prejudicou os rendimentos.

O déficit global de robusta provavelmente será de 3 milhões de sacas no ano que começou em primeiro de outubro, o maior desde 2006, disse a Volcade, com a estimativa anterior de déficit de 1,9 milhão de sacas.

A reportagem é do Bloomberg/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures