ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Peru precisa desenvolver variedades de café adaptadas a seu clima, diz ComexPeru

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/10/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Peru precisa desenvolver variedades de café que se adaptem a seu clima e a suas próprias necessidades, não somente com resistência a doenças e pragas (ferrugem e broca), mas também, com aromas e qualidade de consumo que sejam inovadores, disse a Sociedade de Comércio Exterior do país (ComexPeru).

“Isso é o que a Colômbia, o Brasil e outros países do mundo estão fazendo. Um local como o Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé) da Colômbia em nosso país é urgente”.

A Comex disse que em um contexto em que se perde mercado nacional e internacional para o café peruano por falta de colheitas, o emprego rural é escasso e aumenta a pobreza entre os produtores, cria-se o ambiente propício para que os agricultores mudem para uma atividade que lhe proporcione maiores receitas com menor uso de recursos, como o cultivo ilegal de coca.

Ele disse que a Colômbia trabalha em duas frentes: por um lado, usa tecnologias de melhoramento clássico para o desenvolvimento de novas variedades e, por outro, usa organismos geneticamente modificados para o desenvolvimento de variedades do futuro.

A Comex lembrou que a Junta Nacional de Café (JNC) solicitou ao Ministério de Agricultura e Irrigação (Minagri) uma coordenação urgente com o governo da Colômbia para facilitar o acesso de sementes resistentes à ferrugem e outras pragas, o que permitiria aos produtores peruanos garantir sua colheita.

Conseguir as sementes colombianas é a única coisa que sobra aos produtores peruanos, mas não é certeza que o país terá acesso e, no caso de ser aprovado, será difícil diferenciar do café 100% peruano.

“A Colômbia nos salvaria dessa vez, mas seria um erro esperar que o faça de novo (no futuro), de forma que toda essa conjuntura é um exemplo de como a irracionalidade e a insensatez de um grupo de parlamentares e outros membros do setor com interesses particulares alheios ao avanço tecnológico da agricultura vêm impedindo o desenvolvimento dessa no Peru”.

A reportagem é do https://gestion.pe / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures