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O MDA maior que o Mapa? |
ANDRE MELONI NASSAR
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ALUÍZIO LINDENBERG THOMÉFARIA LEMOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/06/2011
Por falar em conflito de interesses, é crescente o número de produtos químicos com sua comercialização proibida ou restrita, pelo MAPA, e livremente comercializadas nas lojas agropecuárias sob o rótulo de "amadoras" ou "domésticas", com registro no Ministério da Saúde, especialmente formicidas pó e/ou granulados.
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ROBERTO TRIGO PIRES DE MESQUITAITUPEVA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE EM 31/01/2011
Aplicando apenas conceitos sociais e economicos à estruturação de cada um dos ministérios fica muito claro que a missão pública do MDA deveria se resumir ao desenvolvimento das políticas agrárias, que deverão ser implementadas via prefeituras e governos estaduais através de Planos Diretores Agrários, desmembrados ou integrados aos Planos Diretores Urbanos.
Ao MAPA caberá exclusivamente o desenvolvimento das políticas agropecuárias que garantam a sustentabilidade economica em todos os níveis de todas as suas cadeias produtivas. Seguindo pragmaticamente essas responsabilidades estruturais, os recursos não serão tão escassos e os retornos dos investimentos do Estado nessas políticas públicas estarão assegurados. |
RONALDO GOMESGOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE EM 30/01/2011
Déficit na balança comercial brasileira
O Brasil amarga ano após ano quedas bruscas no superávit na balança comercial. E começou 2011 com um déficit de US$ 97,2 milhões por dia até o dia 05 de janeiro segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O país se encontra com dificuldades de conter as importações da China e não consegue acompanhar com as exportações. É certo que não conseguiremos competir *preço com a China, e de uma forma ou de outra as importações vão continuar em alta. Parece óbvio que a resposta para o equilíbrio da balança comercial brasileira passe necessariamente pelo agro negocio, mas é preciso pensar com maior longevidade e inteligência. Conseguir enxergar uma maneira de atrelar as necessidades do empresário de investimento e retorno com as necessidades macro-econômica do país. Urgentemente precisamos entender e aplicar o conceito de valor agregado no agro negocio no brasil. Precisamos pensar na possibilidade de exportar produtos derivados da soja em vez da comodity, vender ração animal e produtos alimentícios derivados do milho em vez do grão... O empresário brasileiro precisa vislumbrar as oportunidades de negocio e retorno que este conceito garante. Não devemos ser vistos como celeiro do mundo mas sim buscarmos uma imagem mais atuante e pro-ativa. Isto da retorno financeiro direto. Esperar essa iniciativa partir do governo é um erro gravíssimo. Como dizemos aqui em Goiás; "estamos com a faca e o queijo na mão". |
CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDERGUARUJÁ DO SUL - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE EM 26/01/2011
No Mda há disputa do poder político, mas no Mapa a pressão é tão forte que foge do campo político e avança para o econômico. O grupo econômico hegemônico do agronegócio brasileiro é quem disputa e banca a indicação do ministro. É só disputa de poder para manter e aprofundar a ordem estabelecida.
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IZILDINHA A. C. DANTASARACAJU - SERGIPE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 24/01/2011
Parabéns Sr. André pela análise. Interessante que quase ninguém vem comentando esta dicotomia em relação aos ministérios. Concordo que o MDA avançou numa brecha deixada pelo MAPA e com resultados importantes no campo. A Lei do PNAE, criada sob grande influência do MDA, e outras políticas públicas para o agricultor familiar, têm animado este público e há uma movimentação em direção a melhoria da qualidade dos alimentos e na qualidade de vida bastante evidente. Agora, concordo com vc em relação a duplicidade de ministérios para atender a agricultura, pois em muitas políticas os dois, MDA e MAPA se interagem . Será que não temos gestores bons o suficiente para atender dois ou mais tipos de clientes e promover a articulação entre políticas e programas? Será que mais e mais repartições públicas em dado momento não vai confundir o País e gerar custos para o contribuinte? No meu entender falta articulação e diálogo. O MDA ocupou espaços importantes!!
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MANOEL PEREIRA NETONATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 24/01/2011
Parabéns pelo artigo!
As políticas públicas para o setor rural deveriam atingir os mais diversos públicos, e em suas reais necessidades, independente de quem seja o protagonista. Essa atual situação onde houve a necessidade da criação de um novo miistério "MDA" para que uma parte importante dos produtores do Brasil antes marginalizados pudessem compor o agronegócio brasileiro, retrata de forma muito clara o amadorismo como as questõs do setor primário ainda são tratadas no Brasil. Citemos a famosa IN 51/2002, a quantas anda sua implantação no Brasil? ....... |
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