ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudança climática deve obrigar a cultivar café cada vez em maior altitude

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/06/2015

1 MIN DE LEITURA

2
0
A mudança climática que afeta o mundo obrigará em poucos anos a cultivar o café de boa qualidade a uns 300 metros a mais acima do que é cultivado agora, disse o diretor executivo da Associação Coordenadora Indígena e Camponesa Agroflorestal Comunitária da América Central (ACICAFOC), Alberto Chinchilla.

“O impacto da mudança climática mudará as formas de todos os cultivos e no ano de 2030, para obter café de boa qualidade, terá que subir as fazendas em 300 metros acima do que estão agora”.

Ele disse também que a mudança climática “mudará os cenários da produção” e, para isso, deve-se preparar todos os produtores agrícolas e pecuaristas. “Se não se prepararem todos por igual, o impacto será muito forte”, disse Chinchilla, que na semana passada participou em Tegucigalpa do Fórum de Mudança Climática e Cenários Socioeconômicos Futuros para guiar planos regionais de adaptação agrícola de pequenos produtores de Honduras.

O Fórum foi realizado pela ACICAFOC, da Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) e pela Unidade de Agroambiente, Mudança Climática e Gestão de Riscos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAG) de Honduras.

Da jornada, participaram pequenos produtores de café e cacau de Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Panamá, que expuseram sobre os efeitos da mudança climática que estão sofrendo em seu país.

“É necessário conscientizar e preparar as pessoas no território, no campo, em que os produtores devem saber manejar a situação, que se há seca, não sobrevivem”, disse Chinchilla.

Ele disse que o fórum teve como objetivo dar informações aos produtores sobre o que acontecerá com o cacau e o café no futuro.

A reportagem é da EFEverde / Tradução por Juliana Santin

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NISIO JOSE SOARES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 12/07/2015

Suponho que o Forum citado no artigo seja patrocinado pela cúpula do hemisfério norte com interesses de preservação dos mercados dos seus produtos.  Infelizmente a mídia comercial brasileira, sempre servil aos interesses das potências estrangeiras, diariamente desinformam a sociedade com a farsa do aquecimento global de origem antropogênica. Infelizmente esta farsa contamina ainda mais os excessos da regulação das atividades de construção e agrícola. O Brasil ainda engatinhando com sua infraestrutura, mas com uma pungente produção de grãos, sofre ataques de todos lados.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/06/2015

Não da para afirmar com segurança, pois muito do que se fala em aquecimento global é especulativo, tanto poderá haver aquecimento como resfriamento, às condições climáticas são cíclicas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures