ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Let's Talk Coffee reafirma que futuro é do café de qualidade

POR MARIANA PROENÇA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2014

4 MIN DE LEITURA

1
0


O evento Let’s Talk Coffee é ponto de encontro anual de torrefadores e produtores de diversos países. Organizado pela Sustainable Harvest – exportadora de café verde dos Estados Unidos – a iniciativa sempre é realizada em um país produtor de café. Neste ano, pela primeira vez o CaféPoint esteve presente acompanhando a conexão direta entre as pontas produtivas e industriais do café. A edição desse ano aconteceu de 9 a 11 de outubro, no Panamá, região conhecida tradicionalmente pelo cultivo da variedade geisha.

Durante o evento foram realizadas palestras com pesquisadores e empresários do mercado internacional. O Brasil foi tema de muitas delas para debater, dentre outros assuntos, a questão da seca que afeta as regiões cafeeiras nacionais. Porém, além dos temas climáticos, o evento tem como tradição debater iniciativas pioneiras realizadas no setor cafeeiro. São soluções encontradas para a melhoria da vida do cafeicultor, produção de qualidade dos cafés e também de como a alcançar melhores preços. Do lado do torrefador o objetivo é encontrar cafés sustentáveis que tenham alta pontuação e possam trazer diferencial de origem para o consumidor.

O consultor e diretor da P&A Marketing Internacional, Carlos Henrique Brando, fez a palestra de abertura alertando para o comportamento do mercado de café em 2014 e avaliando que “com a queda de produção no Brasil, os demais países produtores têm uma grande oportunidade nas mãos”, porém essa oportunidade “não durará muito tempo”, alerta Carlos.

OUTROS CAMINHOS
Ao mesmo tempo em que o arábica tem alguns desafios recentes, como a queda de produção tanto por conta da seca, quanto devido às regiões afetadas pela broca na América Central e Sul, o robusta de qualidade vem ganhando destaque no mercado internacional. No Let’s Talk Robusta, o brasileiro Arthur Fiorot, produtor do Espírito Santo, da Fazenda Santa Maria Gorete, trouxe a experiência realizada no país no cultivo de conilon especial. Ao final da palestra foram degustados cafés brasileiros e indianos que surpreenderam aos visitantes. Para Arthur: “o mundo vem aos poucos conhecendo o robusta de qualidade e o evento foi mais uma oportunidade de colocar o café na vitrine”. (Veja aqui a coluna dele)

No Let’s Talk Agronomy o produtor brasileiro do Norte Pioneiro, Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, da Fazenda Califórnia, falou sobre as boas práticas agrícolas realizadas na região, além também de trazer os desafios de cultivo em altitude de 600 metros em origem vulcânica. A apresentação debateu a necessidade de se questionar as regras tradicionais e buscar, por meio de pesquisas e testes, a melhoria do cultivo do café. Luiz deu como exemplo as mudanças que fez em sua propriedade, tanto no cultivo quanto nos processamentos para que alcançasse resultados satisfatórios e alta pontuação nos cafés produzidos. O café natural que o produtor apresentou na mesa de prova foi também comentado por compradores internacionais.

Como parte do evento, na noite de 9 de outubro, foi realizada a Cerimônia de Premiação HarVee, que celebrou os melhores cafés do ano produzidos e torrados por parceiros da Sustainable Harvest, modelo de comércio direto entre cafeicultores, torrefadores e cafeterias.



Dentre os premiados, o destaque ficou para os cafés de 95 pontos da Cooperativa Homacho Waeno, da região de Sidama, na Etiópia, variedade heirloom, e da Colômbia, região de Caicedonia, Granja La Esperanza, variedade geisha, ambos comprados pela torrefação e cafeteria norte-americana Blue Bottle Coffee.

A degustação de cafés de diferentes origens do mundo, como África, Colômbia, Peru, Brasil e Panamá e também a troca de experiências entre os profissionais são outros pontos altos do evento, que também neste ano trouxe evento paralelo sobre cacau, que tinha mais de 60 participantes.

O Let’s Talk Coffee recebeu nesse ano mais de 500 pessoas, de 30 países. A grande novidade é que o Let’s Talk Coffee 2015 será realizado no Brasil, mais precisamente no Estado do Espírito Santo, em outubro, em data a definir. A exportadora norte-americana pretende trazer mais de mil participantes e realizará de forma inédita o evento no País. Desta forma, pretende ampliar os fornecedores de café verde de qualidade do Brasil.

Conheça abaixo o resultado completo do Prêmio HarVee 2014

Prêmio Torrefador para cafés da América do Sul

1º lugar: Blue Bottle Coffee – café da Colômbia, de Granja La Esperanza –95 pontos
2º lugar: Portland Roasting Coffee – café do Peru, de Los Guardianes– 88 pontos
3º lugar: Dillanos Coffee Roaster, café da Colômbia, de Las Margaritas– 87 pontos

Prêmio Torrefador para cafés da África

1º lugar: Blue Bottle Coffee – café de Sidama, Etiópia, de Homacho Waeno Cooperativa – 95 pontos
2º lugar: Allegro Coffee – café da Etiópia, de Homacho Waeno Cooperativa – 93 pontos
3º lugar: Gimme Coffee – café da Etiópia, de Wotona Battuma – 91 pontos
4º lugares: Allegro Coffee – café de Ruanda, de Buremera – 89 pontos e Nossa Família Coffee – café de Ruanda, de MIG Washing Station Ginkongorac– 89 pontos

Prêmio Torrefador para cafés América Central e México

1º lugar: Equator Coffees & Teas – café da Guatemala, de Finca El Valle Antígua – 92 pontos
2º lugares: Water Avenue Coffee – café de El Salvador, de Finca El Manzano – 89 ponto; e Dillanos Coffee Roasters – café da Costa Rica, de Las Lajas Honey Costa Rica Organic – 89 pontos
3º lugares: Café Mystique – café do México, de 21 de Septiembre – 88 pontos; e Café Moto – café da Nicarágua, de Las Hermanas – 88 pontos

Prêmio Qualidade para Produtores

1º lugar: Ruanda: Rwashoscco
2º lugar: México: 21 de Septiembre; e Colômbia: Coocentral
3º lugar: Ruanda: KZ Noir; e Peru: Chirinos

Prêmio Consistência para Produtores
1º lugar: Peru: Frontera
2º lugar: Costa Rica: Llano Bonito Cooperativa; e Peru: Sol e Café
3º lugar: Peru: Coopvania; e Costa Rica: Coop Tarrazu
__________________________________________________

ATUALIZAÇÃO: Em 15 de julho de 2015 a organização divulgou o cancelamento do Let´s Talk Coffee 2015 no Brasil.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO ROBERTO CAMPOS

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/10/2014

Precisamos melhorar o nosso cafe, nao houve destaque para o Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures