Durante o primeiro trimestre de 2015, a marca de café colombiana, Juan Valdez, continuou com uma tendência de crescimento e, como resultado de sua estratégia de expansão a nível nacional e internacional e de seu bom desempenho operacional. A marca registrou importantes aumentos em suas receitas operacionais, lucro líquido e EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
As receitas operacionais da Juan Valdez aumentaram para US$ 18,5 milhões durante o primeiro trimestre do ano, o que representa um amento de 21% comparado com o mesmo período de 2014, em que foram registradas receitas de US$ 15,3 milhões.
“Esse balanço positivo da marca nos enche de satisfação e mostra que nossos esforços e compromissos estão bem encaminhados. Seguiremos trabalhando para gerar valor aos cafeicultores, levar o café premium da Colômbia ao mundo e fazer de nossas lojas locais para viver experiências inesquecíveis”, disse o presidente da Procafecol, que é dona da marca, Hernán Méndez.
O desempenho operacional esteve acompanhado de um aumento significativo do EBITDA, que teve uma evolução constante e positiva durante os últimos três anos. Durante esse primeiro trimestre, o EBITDA registrou um crescimento de 11%, passando de US$ 1,82 milhão no mesmo período de 2014 para US$ 2,02 milhões.
De acordo com os novos padrões contábeis, a Procafecol S.A. obteve Lucro Líquido de US$ 393.139. O importante crescimento que vem registrando a marca Juan Valdez tem sido impulsionado pela expansão dos canais comerciais da marca. A nível nacional, passou de 187 lojas em operação em 2014 para 214 no atual trimestre, o que representa um aumento de 14%. A nível internacional, o crescimento foi de 16%, passando de 83 lojas no primeiro trimestre do ano anterior para 96 lojas no mesmo período de 2015.
A reportagem é do https://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin