A marca de café premium da Colômbia, Juan Valdez, estuda se instalar no Paraguai nesse ano e anunciou seu interesse de chegar ao Uruguai mediante uma franquia.
O gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Luis Genaro Muñoz, falou sobre o interesse de chegar à América do Sul. “No Equador crescemos para 28 lojas e na semana passada abrimos no Chile. Estamos no Peru e estamos estudando o Paraguai e o Uruguai. Esperamos em breve chegar aos dois países”.
Ele disse que está analisando mercados e sócios. “Estamos analisando locais, mercados e sócios, especialmente, mas estamos avançando. Temos um potencial enorme e estamos muito contentes com o desenvolvimento na América do Sul”. Até o momento, no Paraguai, nenhum supermercado vende café de origem colombiana.
Ao ser consultado sobre o interesse de chegar aos países da região, ele disse que o incentivo é o dinamismo das economias. “As economias regionais vão bem, os consumos internos de café em todos os nossos países estão crescendo a uma velocidade muito maior que em outras latitudes. Confiamos muito no desenvolvimento sul-americano”.
A franquia Juan Valdez foi criada em novembro de 2002, mesmo momento em que se abriu a primeira loja em Bogotá. Em 2004, iniciou-se o processo de expansão a nível nacional, abrindo lojas em outras cidades da Colômbia e outros locais de Bogotá. Entretanto, em 2005 começou a expansão a nível internacional, abrindo suas lojas em mercados tão importantes como o dos Estados Unidos e da Espanha.
Em 2006, foram feitas alianças com empresas como Falabella, Casual Brands Group, entre outros. Seu maior competidor atualmente é a rede de cafeterias Starbucks.
A reportagem é do https://www.lanacion.com.py / Tradução por Juliana Santin