ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Juan Valdez abre novas cafeterias em Miami

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/07/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A marca de café Juan Valdez, apoiada pela Federação de Cafeicultores Colombianos, está abrindo uma franquia de sua cafeteria na Flórida, nos Estados Unidos, em uma nova tentativa de desafiar a concorrente, Starbucks Corp., em seu território.

A primeira loja foi aberta no centro de Miami e quatro mais serão adicionadas na área até o final do ano, de acordo com o diretor executivo da Procafecol SA, companhia que é responsável pela marca Juan Valdez, Hernan Mendez. Dentro de cinco anos, a Procafecol está planejando 60 novas lojas na Flórida.

Enquanto Juan Valdez desafia a Starbucks nos Estados Unidos, a companhia americana também fez sua primeira entrada na Colômbia (Leia mais sobre a entrada da Starbucks na Colômbia). Essa medida significa que as duas companhias estão cada vez mais competindo pelos consumidores de café de alta qualidade – um mercado que gera US$ 18 bilhões por ano somente nos Estados Unidos.

“Somos uma companhia de classe mundial, que está preparada para competir com uma companhia que é tão grande”, disse Mendez. Essa nova loja Juan Valdez não é a primeira tentativa da companhia de construir uma rede varejista nos Estados Unidos. A franquia colombiana já tem sete lojas em Nova York, Washington e no aeroporto de Miami, além de uma loja em Times Square, fechada em 2010.

Com essa última abertura, a companhia está trabalhando com uma franquia da Flórida para reduzir os riscos. As lojas venderão 100% de café colombiano arábica e trarão pelo menos quatro variedades diferentes, disse Mendez.

Por enquanto, as cafeterias Juan Valdez continuam menores que a Starbucks – mesmo localmente. Existem cerca de 400 Starbucks na Flórida, com doze apenas em Miami. As vendas totais da Procafecol deverão alcançar US$ 85 milhões nesse ano, mais que US$ 74 milhões em 2013 e US$ 67 milhões no ano anterior. Isso se compara com as vendas projetadas da Starbucks de US$ 16,5 bilhões, de acordo com estimativas de analistas compiladas pelo Bloomberg.

A Procafecol representa 500.000 famílias produtoras de café da Colômbia e 18.000 produtores são acionistas diretos. Para transmitir essa herança, a companhia diz que emprega “baricultores”, misturando a palavra barista e cafeicultor. A maioria de suas 270 cafeterias atuais estão nos países da América Latina, embora elas tenham chegado na Coreia do Sul e no Kuwait.

A marca Juan Valdez é baseada em um personagem fictício, que é um cafeicultor – que possui um bigode, um chapéu e uma mula – que foi usado por décadas para promover a indústria colombiana. A Procafecol foi criada em 2002 para capitalizar sobre o nome e gerar mais receitas aos produtores.

Existem mais de 20.500 Starbucks em 65 países, incluindo cerca de 740 lojas na América Latina. No ano passado, a rede abriu uma loja em Bengaluru, Índia, e duas na China. Em 2002, a Starbucks abriu sua primeira loja no México. Desde então, a rede expandiu-se aos países da América Central e do Sul, incluindo Peru, Brasil, Argentina e Costa Rica. A Starbucks também está planejando abrir lojas na Bolívia e no Panamá.

Para Juan Valdez, a Flórida é um bom local para testes para mais investimentos na América do Norte, disse Mendez. Existe uma comunidade latino-americana grande lá, incluindo colombianos e venezuelanos. “Esses são consumidores que conhecem nossa marca, nossos cafés”.

Sem medo do tamanho da Starbucks, a companhia tentará ganhar espaço com serviços e inovação. “É muito bom ter um concorrente dessa qualidade, porque isso nos torna melhor”.

A reportagem é do Bloomberg/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures