ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Etiópia e África precisam agregar valor às exportações, diz gerente da Ecea

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/10/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Luciana Santos/ Divulgação
Foto: Luciana Santos/ Divulgação

Os países da África que são produtores de café – incluindo a Etiópia – parecem incapazes de agregar um valor significativo às suas exportações de café, disse o gerente geral da Associação de Exportadores de Café da Etiópia (Ecea), Alemseged Assefa.

“A agregação de valor ao café para um grau significativo não é aparente no continente [africano]”, disse ele. “para um futuro previsível, nosso país – e muitos dos países africanos produtores de café – continuará comercializando sobre grãos de café. O trabalho de torra, embalagem, venda no varejo e outros trabalhos na cadeia de valor do café têm sido monopolizados por grandes companhias. Seria muito difícil agora quebrar essa dominância”.

Ao mesmo tempo, disse ele, há poucos negócios engajados nas exportações de café que estão tentando agregar valor – mas esses, disse ele, “ainda carecem de escala”.

Etiópia, África do Sul, Tanzânia, Quênia e Uganda são os principais produtores de café da África, com a Etiópia sendo a maior produtora do continente. Os produtores na África são responsáveis por cerca de 12% da oferta global de café e menos de 11% das exportações globais de café na estação de 2009/10, de acordo com o Banco de Desenvolvimento Africano.

De acordo com Assefa e com o presidente da Ecea, Hussein Agraw, a associação planeja realizar a terceira Conferência Internacional de Café da Etiópia em 6 e 7 de novembro, sob o slogan: “Em direção à qualidade e à rastreabilidade”. A conferência visa “examinar o nível de qualidade de nosso café e discutir formas de melhorar mais seu nível de qualidade e entender como a qualidade está relacionada à comercialização e melhores preços”.

A Ecea também visa introduzir esforços de pesquisas internacionais para controle de qualidade, aumentar o acesso a mercados através da introdução de sistemas de rastreabilidade que melhorarão a sustentabilidade, qualidade e segurança dos cafés finos da Etiópia, disse ele.

Mais de 300 produtores, fornecedores, exportadores, cooperativas, pesquisadores de café, especialistas, investidores, instituições pertinentes do governo (como os ministérios do comércio e de agricultura), a Bolsa de Commodities da Etiópia, companhias de países importadores de café e torrefadores deverão participar do evento.

Ao mesmo tempo, Assefa disse que, no ano passado, as exportações de café da Etiópia foram ruins, apesar de haver expectativa de melhora nesse ano. “O clima seco no Brasil, líder global na produção e exportação de café, direcionará demanda e preços para cima pelo café da Etiópia”, previu ele.

O Brasil exporta aproximadamente metade das exportações globais totais de café arábica. Durante 2014/15, disse Assefa, a Etiópia deverá exportar entre 235.000 e 250.000 toneladas de café arábica. Segundo ele, a Etiópia também está planejando expandir seu alcance global entrando nos mercados da Índia, China, Coreia do Sul e Rússia.

O café representava 60% das exportações totais da Etiópia. Essa participação caiu para 22% atualmente, entretanto, devido ao esquema bem sucedido de diversificação das exportações pelo governo, de acordo com a Ecea.

A reportagem é do https://www.worldbulletin.net./ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures