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Crescimento no consumo de café na Colômbia é o maior em 20 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/06/2014

2 MIN DE LEITURA

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O consumo de café na Colômbia, de 2010 para cá, registrou os maiores crescimentos das últimas duas décadas. Além disso, os hábitos dos consumidores na hora de solicitar esse produto mudaram, tanto em casa, como fora de casa. Pequenos comércios, grandes lojas e lojas especializadas foram as protagonistas da mudança. Essas são algumas das conclusões da coordenadora executiva do programa Toma Café, que foi lançado há quatro anos para estimular o consumo do grão, Ana María Sierra.

“Durante 2013, o consumo bateu um recorde. Esse vinha caindo de forma alarmante. Desde o lançamento do programa, conseguiu-se uma mudança nessa tendência”, disse ela, destacando que, em 2013, a demanda desse produto (torrado, moído e liofilizado) cresceu em 2,7% entre os consumidores, o que não se tinha visto em uma década.

Nesse momento, de acordo com dados da firma Nielsen em janeiro de 2014, a demanda interna do país está sendo coberta com 1,5 milhão de sacas de 60 quilos. Isso se traduz em um consumo per capita médio diário de aproximadamente quatro xícaras de café.

“Cerca de 50% do consumo se faz em casa. Os 50% restantes, fora de casa. Essa tendência cresceu bastante”, explica Sierra.

A categoria de café, segundo os cálculos do programa Toma Café, é um negócio que está movimentando cerca de US$ 1 bilhão ao ano na Colômbia. O grão torrado e moído tem sido um dos protagonistas do dinamismo do mercado interno. No entanto, a categoria de cafés premium vem ganhando importância, já que representa cerca de 5% das vendas totais.

As regiões que impulsionaram o consumo na categoria durante o ano passado, de acordo com dados da Nielsen, são sete departamentos da costa Caribe, a Zona Cafeeira, Huila, Tolima, Valle del Cauca, Cauca e Nariño. Entretanto, as regiões que têm aumentado a demanda de café solúvel são: Zona Cafeeira, Tolima e Huila.

“A costa Caribe continua com uma boa tendência de crescimento no mercado de consumo massivo nos últimos anos, frente às demais regiões. Especificamente no Atlântico, destaca-se a preferência da compra no canal tradicional”.

“Há uma mudança de comportamento no consumo de café e um novo relacionamento com esse. Os avós tomavam puro, perico (café com leite) em xícaras pequenas; era um café aguado. Agora, tomamos café de até 400 centímetros cúbicos, muito mais densos”, disse o presidente da firma de consultoria, Raddar, Camilo Herrera Mora, que acredita que os dados do Toma Café coincidem com uma dinâmica crescente do mercado cafeeiro interno.

“O consumo de café está aumentando. No café da manhã, depois do almoço e à tarde, quando se volta do trabalho (nessas horas, consome-se café com leite). Além disso, produtos como cappuccino, vem sendo impulsionados nas lojas especializadas e a indústria tem feito inovação para facilitar o consumo de cafés como esses”, explicou Sierra.

A reportagem é do https://www.elespectador.com / Tradução por Juliana Santin.

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