ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Costa Rica tem mercado sofisticado que precisa de projeto especial, avalia Juan Valdez

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A entrada da marca colombiana de café premium, Juan Valdez, na Costa Rica foi precedida por um trabalho de pesquisa e um design mais exigente do que o desenvolvido para outros mercados.

A diretora de sustentabilidade e comunicação corporativa da marca, María Fernanda Concha, disse que a Costa Rica é um mercado muito sofisticado que precisa de um projeto especial.

Como parte de seu plano de expansão regional, Juan Valdez abriu semana passada seu primeiro ponto de venda no país. “Honramos o grão de ouro da Costa Rica. Por isso, viemos com o melhor café da Colômbia, porque sabemos que os costarriquenhos são capazes de identificar a qualidade do café. Talvez em outros lugares, ofertas diferentes passem, mas na Costa Rica, não passará. Assim como na Colômbia não passa um café de baixa qualidade. Isso nos une como cultura, com relação a esse produto”.

A operação se dá no formato de franquia. Juan Valdez franqueou a região centro-americana a um mesmo franqueado, Corporación JV Centroamérica, empresa que tomou a decisão de começar em El Salvador e, depois, na Costa Rica.

O plano no país é abrir ao menos cinco novos pontos de venda nos próximos 12 meses (de maio a maio) e em cinco anos, ter 12 locais, primeiro na área metropolitana e, posteriormente, em regiões turísticas.

A primeira cafeteria está localizada no Sabana Business Center. Tem um formato médio e representou um investimento de US$ 450.000 com a geração de 20 empregos diretos.

Outros modelos que se abrirão nos próximos 12 meses começam em US$ 150.000 (lojas pequenas, formato express). Nesse momento, três colombianos acompanham a equipe local para aprimorar a experiência da marca.

A oferta de produtos inclui três linhas de café colombiano premium, artigos relacionados com as diferentes técnicas para o preparo de café e alimentos colombianos e costarriquenhos.

A Juan Valdez vem atacar o nicho do consumidor de café gourmet, com a ideia de que há espaço para o crescimento na cultura de café. “O que nós sabemos é que todo costarriquenho é amante de café. Nossa proposta é uma experiência próxima desse apreço pelo café de qualidade, para que os consumidores conheçam mais e se envolvam mais com o mundo do café”, disse Concha.

Sobre os competidores, como a Starbucks e as cafeterias locais, Britt, ou tendas butique, como Don Mayo, Concha comenta que “todos os competidores são importantes e lhe lançam um desafio. Nós, como competidores de alto nível, também vamos ter um desafio. Todos temos uma oferta diferenciadora, movemo-nos no segmento premium, mas cada um tem sua diferenciação”.

A proposta de valor que apresenta a Juan Valdez é a experiência “que não pode se repetir em outros modelos de negócio”. No entanto, garante que essa ideia beneficia ao setor premium, pois “uma proposta como a de Juan Valdez faz crescer a apreciação a todos esses modelos de negócio. Nossa aspiração é que o segmento de cafeterias de qualidade suba, cresça”.

Para isso, também contam com a expectativa da comunidade colombiana radicada na Costa Rica. “Se vir nossa loja, também é um pedacinho da Colômbia em cada país do mundo onde vamos. E os colombianos amam seu Juan Valdez”.

A reportagem é do https://www.elfinancierocr.com / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures