ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo interno de Honduras aumenta em 100% em 10 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/08/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Além de ser o maior exportador de café na América Central, Honduras se une ao restante de países produtores que reporta altas no consumo interno. Autoridades do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé) indicaram que o consumo nacional duplicou nos últimos 10 anos.

“De 250.000 sacas, passou para 500.000 sacas de café que são destinados ao consumo interno”, disse o gerente do Ihcafé, René León Gómez. “A nível interno, estamos vendo esse crescimento de negócios, de empresas pequenas para a distribuição de café serviço, o que fortalece as oportunidades a produtores nacionais”.

Ele disse que isso permite que os cafeicultores já não vendam seu café unicamente como grão, mas sim, que com um valor agregado mediante o processamento, a torra e a moagem para poder ter acesso a melhores preços. Goméz afirmou que devido a esse crescimento no consumo interno, o Ihcafé fomenta esse consumo, especialmente para que o grão seja de melhor qualidade, já que é voltado a segmentos de mercado que pagam uma maior quantidade de dinheiro por esse produto. Os consumidores hondurenhos exigem grandes de maior qualidade, alguns pagam por cafés especiais de alta qualidade, “onde a matéria-prima foi cara e a empresa que o dispensa ou vende a preços mais elevados, pois tem um mercado especial que demanda esse tipo de produto”.

Honduras segue a tendência mundial nesse assunto. Países como Brasil, Vietnã e Colômbia que, juntos, produzem 60% dos grãos do mundo, e que nos últimos anos estão se convertendo em seus principais consumidores de café. A Organização Internacional de Café (OIC), que agrupa países consumidores e exportadores do mundo, espera que o consumo cresça duas vezes mais rápido nos países exportadores frente aos que importam, como Itália e Estados Unidos. Dado do Euromonitor International estimam que as compras de café embalado no Brasil são de 1,03 milhão de toneladas ao ano, superando os Estados Unidos como o principal consumidor de café do mundo pela primeira vez desde 1999.

A reportagem é do www.elheraldo.hn/ Tradução Juliana Santin  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures