ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo doméstico de café pode impulsionar indústria de café africana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O consumo de café tem potencial de aumentar na África Subsaariana, desencadeando a renovação da indústria local de café, que está estagnada, de acordo com o Ecobank. Com o consumo de café nessa região bem aquém dos outros mercados em desenvolvimento, mesmo na Etiópia, de onde se originou o café arábica, o Ecobank vê a falta do mercado doméstico como um importante problema para a indústria.

Porém, o banco com sede em Togo disse que o consumo de café na África Subsaariana deverá aumentar, à medida que as cadeias locais se proliferam e a gigante do setor de cafeterias, Starbucks, entra na região, oferecendo oportunidades para “revitalizar” a indústria.

A África Subsaariana gera cerca de 12% da produção mundial de café, com Etiópia, Uganda e Costa do Marfim sendo responsável por três quartos dessa produção. O Ecobank notou que a região é notável para a produção de alguns grãos de qualidade muito altas, incluindo arábicas de alto valor da Etiópia e Quênia.

Porém, o Ecobank disse que uma série de fatores estão limitando a indústria regional de café, incluindo “cadeias de valor agrícolas fracas e ineficientes, altos custos de produção e falta de um mercado doméstico para o produto final”.

A produção de café em Uganda está limitada pela susceptibilidade a doenças, enquanto o Quênia tem uma “cadeia de comercialização interna errática”, disse o Ecobank.

Apesar da indústria doméstica estabelecida, a África Subsaariana tem um consumo muito baixo de café. “Como uma cultura comercial histórica, o café vem sendo produzido para exportação enquanto muitos produtores africanos, notavelmente no Quênia e na Uganda, têm culturas predominantemente consumidoras de chá”.

A Etiópia tem o maior mercado de café, com 2,27 quilos de café consumidos por pessoa/ano, enquanto os consumidores de Madagascar consomem 1 quilo por cabeça, e na Costa do Marfim, o consumo foi de 0,9 quilo por pessoa.

Isso é bem abaixo do consumo em vários outros mercados emergentes, como Brasil e Argélia, enquanto a demanda na União Europeia (UE) alcançou o equivalente a quase 9 quilos por cabeça.

Porém, o Ecobank disse que o aumento crescente das rendas da classe média deixam “muito espaço para crescimento”, à medida que os gastos dos consumidores aumentam.

As redes locais de cafeterias estão aumentando em Etiópia, Quênia e Nigéria, enquanto a gigante americana, Starbucks, está planejando entrar na região no próximo ano, com lojas na África do Sul. A Starbucks também planeja expandir-se no mercado subsaariano, criando forte competição para várias cadeias locais de café, como a Art Caffee, do Quênia (parcialmente pertencente à torrefadora local, Dorman’s) e Java House.

O Ecobank disse que os produtores de café no leste da África não estão em posição de aumentar a produção agora, devido a questões de infraestrutura e à prevalência de doenças – significando que o aumento do consumo doméstico provavelmente pressionará a oferta de grãos e prejudicará as exportações.

Porém, a demanda doméstica deverá fornecer oportunidades para os produtores subsaarianos para desenvolver a indústria doméstica. “O crescimento do consumo doméstico de café e dos varejistas locais poderá fornecer um impulso para revitalizar o setor de café da África e resolver seus problemas perenes. A chave para capturar todo o valor do café africano será construir robustas cadeias de valor para garantir que os grãos fluam sem problemas dos produtores aos comerciantes e torrefadores africanos e daí para os consumidores africanos”.

A reportagem é do Agrimoney / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures