ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo de café não eleva risco de batimento cardíaco irregular, indica estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/09/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A fibrilação atrial (FA) é o tipo mais frequente de batimento cardíaco irregular, ou arritmia, e pode levar a um maior risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e morte. Pesquisas anteriores sugeriram que o alto consumo de café pode aumentar o risco de FA. Entretanto, um novo estudo – o maior estudo desse tipo, envolvendo quase 250.000 pessoas – não encontrou evidências na associação entre essas duas coisas.

Todos os estudos foram conduzidos ou na Suécia ou nos Estados Unidos. A primeira parte do estudo foi feita com 76.475 homens e mulheres que, em 1997, reportaram quantas xícaras de café tomavam por dia. Essas pessoas foram acompanhadas por 12 anos. O consumo médio diário de café era de três xícaras.

O consumo de café aumentou consideravelmente durante as últimas décadas, de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas globalmente nos anos setenta para 7 milhões de toneladas atualmente, tornando estudos desse tipo ainda mais importantes.

A segunda parte do estudo foi a meta-análise do acompanhamento que incluiu quatro outros estudos prospectivos, trazendo a população total do estudo para 248.910 pessoas.

Embora 10.406 casos de FA tenham sido diagnosticados, a equipe de pesquisa descobriu que o consumo de café não estava associado com a incidência de FA, mesmo em níveis mais extremos de consumo de café.

A análise específica de gênero descobriu que, embora o consumo de café tenha sido associado com um aumento não significativo no risco de FA em homens, houve uma redução não significativa dos riscos de FA em mulheres.

Assim, a equipe de pesquisa questionou se os homens poderiam ser mais sensíveis que as mulheres ao alto consumo de café, apesar de terem dito que são necessárias mais pesquisas.

“Não encontramos evidências de que o alto consumo de café aumenta o risco de fibrilação atrial. Isso é importante, porque mostra que as pessoas que gostam de café podem continuar consumindo a bebida com segurança, pelo menos com moderação, sem o risco de desenvolver essa condição”, disse a autora do estudo, Susanna Larsson, do Karolinska Institutet, na Suécia.

Os pesquisadores notaram, entretanto, que seu estudo não sugere que o alto consumo de café não está relacionado a outras formas de batimentos cardíacos irregulares, notando que alguns pacientes com FA do estudo de base reportaram ter reduzido o consumo de café porque isso desencadeava arritmia.

As informações são do Medical News Today / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures