ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colombianos estão consumindo mais café, aponta estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora


A melhora da economia e os estudos que ratificam os benefícios do café tem incidido de forma direta no mercado da Colômbia. O programa de promoção “Toma Café” publicará nos próximos dias um estudo detalhado sobre o consumo da bebida na Colômbia, desde o final da década de oitenta até 2013.

Do documento, destaca-se a análise da evolução do consumo desde o ano de 1980, quando este era subsidiado, passando pela época que marcou o fim do Pacto Mundial de Cotas e, depois, pela época de baixos estoques.

Posteriormente, justo com o lançamento do “Toma Café”, ressalta-se a queda e posterior crescimento sustentado no consumo da bebida no país. O documento analisa também os fatores que incidiram para essa tendência ocorrer, desde a melhora nas condições da economia do país, apesar do aumento do preço registrado no produto aos consumidores.

Por outro lado, a análise também trata de temas como os sociais, relacionados com os estilos de vida e o aumento da população nas cidades, até o aparecimento de vários locais de venda da bebida preparada. “Sua influência deixará sua marca na demanda de cafés de qualidade e o interesse por uma maior versatilidade de preparações dentro e fora de casa”.

Estudos
Outro aspecto que afeta positivamente o consumo nacional está na difusão de vários estudos acerca da relação da bebida com a saúde dos consumidores, em que se destaca que consumi-lo de forma moderada “tem efeitos protetores e reduz o risco de doenças de alta prevalência, tais como a diabetes tipo II, algumas complicações cardíacas e certos tipos de câncer”.

Por outro lado, destaca-se o aumento na tendência do consumo de café solúvel, de 23,4% em 1987 a 46% em 2013, enquanto cai o de café torrado e moído.

Café premium
Outra tendência que se ressalta é que o “nicho dos cafés premium acelera seu crescimento a partir do início do novo século, quando começa a abertura massiva de lojas especializadas de café com a experiência de consumo como elo central. “Esse fato permite balizar a demanda de cafés de qualidade e de maior versatilidade de preparações fora e dentro de casa”.

Agora, frente ao Brasil (como referência) e aos países latino-americanos, a Colômbia está muito abaixo. Enquanto o país vizinho registra um indicador de 6 quilos (equivalentes de café verde) por pessoa, na Colômbia, está dentro da faixa de consumo de 1,8 e 3 quilos.

A nível local, o estudo ressalta o trabalho do programa “Toma Café” que tem incidido de forma direta no crescimento do consumo. Por exemplo, para o grupo das donas de casa, destacam-se crescimento significativos no consumo das que tem emprego e das que não têm.

A reportagem é do https://www.portafolio.co / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures