ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia estuda efeitos da mudança climática sobre o café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Café Editora
Foto ilustrativa: Café Editora


“A mudança climática ameaça os cultivos de café de Cundinamarca, o que poderia causar uma queda de 12% na produção e perdas de mais de 1 bilhão de pesos (US$ 385.229) aos cafeicultores da região”. Essa foi a conclusão de uma pesquisa da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA) da Colômbia, e do governo do departamento colombiano de Cundinamarca, que busca determinar o quão vulnerável é a produção do grão diante dos efeitos negativos que o clima causaria.

Segundo o estudo, as quedas produzidas pelo aumento na intensidade das chuvas levam a perdas das áreas produtivas ou geram obstrução de vias, afetando de forma direta a comercialização de café.

No entanto, a docente da UDCA e coordenadora do trabalho, Piedad Zapata, disse que “fazem falta estudos que permitam quantificar as perdas econômicas que poderiam ser geradas pela variabilidade climáticas nas zonas rurais”.

Até agora, registra-se um efeito direto da variabilidade climática sobre a atividade cafeeira no país. “A Federação Nacional de Cafeicultores reportou que, para 2011, a produção de café na Colômbia alcançou 7,8 milhões de sacas, 12% menor do que o nível registrado em 2010, o que se associa com os efeitos da mudança climática e com um maior esforço nos processos de renovação”.

A pesquisa, que começou a ser executada em 2014 e conta com a participação da Corporação Latino-americana Missão Rural e com a CAR Cundinamarca, adverte que se não forem tomadas medidas, será apresentada uma diminuição drástica da produtividade e qualidade do grão, devido aos fatores descritos, que afetará a economia e o sustento de mais de 8.000 famílias cafeeiras do departamento.

Na atual etapa do estudo, estão sendo analisados os ecossistemas cafeeiros dos municípios de Tibacuy, Pacho e San Juan de Rioseco para propor medidas de adaptação.

A reportagem é do https://www.portafolio.co / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures