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Colômbia: cresce consumo de café na região do Pacífico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/05/2014

1 MIN DE LEITURA

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A dinâmica de consumo de café nas casas colombianas se manteve no ano passado. Segundo dados da Nielsen, esse consumo cresceu em 2,7% em todo o território nacional, quando um ano atrás, esse número tinha sido de 1%.

A região do Pacífico, que inclui Valle, Cauca e Nariño, teve um comportamento melhor e os dados indicam um crescimento de consumo de 13%. No entanto, vale destacar que a medição incluiu as vendas do Superinter, cadeia que foi adquirida pelo Almacenes Éxito, que antes não era considerado.

Apesar disso, a coordenadora do programa Toma Café, Ana María Sierra, disse que o que se evidencia é que desde quando o projeto começou, há quatro anos, os colombianos estão consumindo e preferindo mais a bebida tradicional do país. Ela disse que a região do Pacífico é muito importante, porque representa 22% do consumo nacional de café torrado e moído, ainda que tenha 17% da população.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

“Nessa região, 60% do café é vendido em lojas e essa bebida está dentro dos 25 produtos mais vendidos e de maior rotação pelos estabelecimentos”.

Ela disse que o aumento no consumo se deve a dois elementos básicos: por um lado, o surgimento de mais lojas de cafés especiais que têm sido geradores de interesse por novas preparações, como cappuccino, frappés e outras bebidas baseadas em café expresso. “Dessa forma, além do café puro ou café com leite, que tornam esse produto uma bebida essencial de manhã, hoje em dia os colombianos consome café depois do almoço e de tarde ou de noite”.

Por outro lado, ela explica que nas casas, agora é possível fazer um café como nas lojas especializadas, com o impulso das máquinas ou preparações instantâneas. “Algumas cadeias de supermercados têm também um papel importante ao oferecer mais espaço e especialização na oferta de café, que possibilita que hoje o consumidor colombiano encontre uma ampla gama dessa bebida para todos os gostos e orçamentos”.
O crescimento do consumo de café se mediu considerando os volumes de venda de lojas, supermercados e grandes superfícies.

A reportagem é do https://www.elpais.com.co.

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