ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia aprova mudanças em compra e exportações de café de menor qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/10/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Colômbia aprovou modificações que flexibilizam sua regulamentação interna para a compra e exportações de cafés de menor qualidade, em uma medida que busca reduzir os efeitos do fenômeno El Niño sobre as receitas dos cafeicultores.

Até agora, o país sul-americano somente permitia cafés de tamanho menor e grãos descorados de até 5% por saca, que se pagava como se estivesse em boas condições, mas que se destinava ao consumo interno. À medida em que cada saco tivesse maior porcentagem de café de baixa qualidade, denominado pasilla, o produtor recebia um preço menor.

A mudança da regulamentação permite a compra de grãos de qualidades inferiores em uma porcentagem maior, sem afetar o preço pago ao produtor, como tinha sido antecipado o gerente da Federação Nacional de Cafeicultores, Roberto Vélez, há duas semanas.

“Desta maneira, a nova metodologia de compra reconhece a todos os cafeicultores que foram afetados pelo El Niño um maior valor a suas vendas de café pergaminho”, disse o Comitê Nacional de Cafeicultores.

O El Niño tem levado a uma escassez de chuvas, altas temperaturas e secas em várias regiões da Colômbia, que tem afetado 18% da colheita, que apresenta grãos de menor qualidade.

A falta de chuvas e as altas temperaturas fazem com que o café seque dentro da cereja e que não cresça, o que se evidencia em grãos defeituosos.

Além disso, e para facilitar a comercialização de diferentes qualidades de café, o Comitê Nacional de Cafeicultores também adotou uma nova norma, que permite a exportação de grãos, conhecidos como segundas ou coprodutos, mantendo os controles fitossanitários e de umidade.

No entanto, os grãos de menor qualidade que forem exportados não terão certificado de qualidade associado com a origem Café da Colômbia, uma medida que busca manter o posicionamento da origem colombiana como grão de alta qualidade no mundo.

Há alguns anos, a Colômbia somente permitia a exportação de café arábica lavado e de especiais ou diferenciados pela região geográfica onde são produzidos, que se pagam o melhor preço.

“Trata-se de medidas que vamos começar a implementar de maneira imediata, com o fim de apoiar a rentabilidade de um grande número de produtores. É claro que vamos ter que seguir monitorando os danos gerados pelo El Niño e, à medida das possibilidades, seguir adotando medidas eficazes de apoio aos cafeicultores mais afetados”.

As informações são da Reuters/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures