ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia alerta pelo impacto da seca na colheita de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/02/2016

3 MIN DE LEITURA

1
0
Averanado” ou “paloteado” são palavras que estão cada vez mais sendo usadas no mundo do café e que estão afetando todos os cultivos na Colômbia. A própria Federação Nacional de Cafeicultores do país descreve isso como um defeito físico do grão que afeta a aparência física, o sabor e o aroma da bebida. Além disso, são de superfície enrugada, pequenos, de baixa densidade e malformados.

Foto: Divulgação / Federación Nacional de Cafeteros de Colombia
Grãos averanados, de superfície enrugada, pequenos, de baixa densidade e malformados// Foto: Divulgação / Federación Nacional de Cafeteros de Colombia


O problema é causado pela falta de água no desenvolvimento do fruto, escassa fertilização e má saúde da planta. Por fim, o café averanado tem menos aroma, sabor e acidez, apresentando sabores de erva e palha seca, produzidos por excesso de torrefação.

A situação do café averanado está começando a preocupar toda a cadeia. Por exemplo, o presidente da Associação de Exportadores de Café da Colômbia (Asoexport), Carlos Ignacio Rojas, disse que o assunto foi discutido ontem na junta da associação e que seus afiliados expressaram uma alta preocupação.

“Reportaram que em algumas áreas cafeeiras de Tolima, estão colhendo cafés ‘vazios’, ou seja, cafés que são só a casca, sem a polpa.

Há incertezas sobre a incidência do verão na cafeicultura do país, pois o clima, derivado do fenômeno do El Niño, está afetando a produção e a produtividade, disse ele.

Ele disse também que a associação não pode dar um valor percentual da área afetada pelo verão intenso.

Agora, a Federação Nacional de Cafeicultores está terminando um relatório sobre esse tema, que ficará pronto nos próximos dias. Neste, notificará as áreas mais ou menos afetadas pelo fenômeno climático e as possíveis consequências que terão sobre a cafeicultura colombiana.

Vale a pena ressaltar que os departamentos de Cauca, Nariño, zona norte de Huila, sul de Toima e Cundinamarca, precisam de água com urgência para “regar” os grãos que serão colhidos durante os meses de abril e maio.

Uma situação “grave” está ocorrendo na costa norte, nos departamentos de Magdalena, Cesar e La Guajira, disse Clifford Bonilla Smith, membro desses comitês de cafeicultores. Ele disse que o maior problema está nos cultivos estabelecidos entre os 700 e 1.200 metros sobre o nível do mar. “Não tem chovido e, por isso, os cafeicultores estão desesperados, pois estão começando a ver queda em suas receitas”.

Agora, com o fim de paliar essa situação, desde a segunda semana de janeiro, a organização cafeeira colocou em marcha um programa de entrega de fertilizantes aos cafeicultores, que será executado durante todo o primeiro semestre.

Nas zonas mais afetadas, serão entregues três volumes de insumo (150 quilos), buscando manter a competitividade e a sustentabilidade da atividade cafeeira.

“Esse programa será executado com recursos do Fundo Nacional de Café, beneficiará cerca de 152.000 cafeicultores em 16 departamentos do país que foram afetados pelo forte verão de 2015, caracterizado pela escassez de chuvas”, disse a Federação.

Por outro lado, o presidente do Comitê de Cafeicultores de Caldas, Marcelo Salazar, disse que a situação dos cafés “averanados” em seu departamento é “delicada”, mas ainda não pode dar valores acerca da área e da porcentagem afetada.

Ele disse que a partir da próxima semana, a Federação começará a trabalhar em uma análise de toda a cafeicultura do país, com o fim de avaliar a situação. “Isso que está acontecendo poderia comprometer a produção do primeiro semestre nessa região”.

Para o departamento de Huila, o maior produtor de café do país, supõe-se que pelo menos 70% da área cultivada teria algum grau do problema.

Assim, a produção desse ano poderia ser menor em um milhão de sacas de café. Outros relatórios indicam que o fenômeno dos cafés “averanados” quase é uma constante em todo o país, o que poderá incidir em uma maior porcentagem de pasillas (grãos com defeito) no café colhido, uma menor produção e produtividade cafeeira do país e, por fim, menos receitas.

As informações são do https://www.portafolio.co / Tradução por Juliana Santin 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/02/2016

Aonde estao nossas liderancas. Deveriamos enviar alguns representantes do setor para verificar in loco a amplitude desta seca e as consequencias na producao de cafe da Colombia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures