ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de café do Vietnã expande-se e quase alcança recorde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de café do Vietnã, maior produtor de grãos robusta usados pela Nestlé SA, deverão ter uma colheita quase recorde, ajudando a reduzir a escassez global. A produção provavelmente alcançará 1,69 milhão de toneladas no ano que começou em 1 de outubro, de acordo com a média de estimativas de 10 comerciantes compiladas pelo Bloomberg. Isso é mais que as 1,65 milhão de toneladas previstas na pesquisa do mês passado e se compara com 1,71 milhão de toneladas no ano anterior, que foi recorde. As reservas não vendidas com os produtores no final de setembro totalizaram cerca de 3% da colheita anterior, mostraram as estimativas.

Os futuros aumentaram em 27% em Londres nesse ano devido às expectativas de que o consumo excederá a oferta à medida que a seca prejudica os cafezais no Brasil. A escassez global pode persistir pelos próximos dois anos, disse a Organização Internacional de Café.

As ameaças à colheita de café do Vietnã enfraqueceram, disse Anh Minh Co., maior exportador privado em volume. “Há alguns meses, ainda tínhamos que nos preocupar com fatores como clima, pestes e doenças”, disse o vice-diretor da Anh Minh, com sede em Dak Lak, Phan Hung Anh. “Não há muitas incertezas agora, de forma que podemos estar confiantes com as maiores estimativas”.

Os produtores no Vietnã tinham 50.000 toneladas de estoques ao vendidos no final do mês passado, comparado com 100.000 toneladas no ano anterior quando a colheita foi de 1,5 milhão de toneladas, mostrou a pesquisa.

Os estoques nos depósitos na cidade de Ho Chi Minh City e próximos a ela caíram em 42.000 toneladas, para 192.000 toneladas no final de setembro com relação ao mês anterior, de acordo com Tong Teik Pte, companhia pertencente a RCMA Commodities Ásia Pte.

Embora as reservas estejam caindo no Vietnã, elas estão aumentando em outros locais. Os estoques com certificado de classificação válido em depósitos monitorados pelo ICE Futures Europe aumentaram em 15%, para 111.670 toneladas em 29 de setembro com relação a duas semanas anteriores.

A chuva registrada em Dak Lak ficou em média em 310,8 milímetros em agosto em 10 estações, incluindo em uma província vizinha de Dak Nong, 63% a mais que no ano anterior, de acordo com o Departamento de Meteorologia e Hidrologia. As chuvas de julho foram de 400,4 milímetros, mais que o dobro da quantidade do ano anterior. Dak Lak fornece cerca de 30% da colheita do país.

O clima seco no final de setembro ajudou os produtores a colher uma quantidade pequena de cerejas antes do começo da estação, disse Tong Teik em 1 de outubro. Se as condições climáticas se mantiverem, a primeira rodada de colheita será realizada no final desse mês ou começo do próximo mês, disse o relatório.

Embora a pesquisa do Bloomberg mostre que a produção de 2014/2015 quase alcancará o recorde da estação anterior, a Associação de Café e Cacau do Vietnã prevê uma colheita menor. A produção cairá em 10%, de 1,5 milhão de toneladas no ano anterior, disse o vice-presidente da Vicofa, como o grupo é conhecido, Do Ha Nam. O excesso de chuvas na província de Lam Dong, o envelhecimento das plantas e uma mudança por parte de alguns produtores para colheitas mais lucrativas reduzirá a colheita, disse ele.

A escassez global de grãos robusta será de 1,9 milhão de sacas em 12 meses a partir de outubro, de acordo com o Volcafe Ltd. O mercado mundial, incluindo arábica e robusta, terá uma escassez de 8,8 milhões de sacas, a maior em nove anos, de um excedente de 7 milhões de sacas no ano anterior, disse a Volcafe.

A reportagem é do Bloomberg/ Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures