ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

China deve se unir a grandes ligas na produção e no consumo de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A China deverá se unir às principais ligas, tanto na produção de café como no consumo, apesar de uma grande disparidade entre o que produz e o que bebe, de acordo com um relatório da Organização Internacional de Café (OIC).

Embora o país mais populoso do mundo mantenha uma esmagadora preferência por chá – as vendas varejistas ultrapassam as de café em quase 10 para um -, o consumo chinês de café está “crescendo a taxas de duplos dígitos e mostra poucos sinais de desaceleração”.

A demanda em 2013/2014 alcançou 1,89 milhão de sacas, mais que o quádruplo das 446 mil de sacas consumidas uma década antes.

E mesmo com esse nível, a demanda per capita é equivalente a cerca de 0,083 quilos por ano, equivalente a cerca de cinco ou seis xícaras de café, e apenas uma fração do consumo per capita de 4,9 quilos por ano na União Europeia (UE) e de 4,4 quilos por ano nos Estados Unidos.

De fato, em comparação com o Japão, cujo crescimento no consumo entre 1964-1973 a China segue de perto 40 anos depois, sugere que há um espaço considerável para mais crescimento.

Enquanto o Japão “agora tem uma cultura avançada de café, composta predominantemente de arábica e com uma capacidade de processamento desenvolvida”, esse processo demorou “30-40 anos”. “A China está ainda nos estágios muito precoces de seu desenvolvimento de café”.

No final da década, a “China poderá estar consumindo mais de 4 milhões de sacas por ano, com muito potencial para mais crescimento”.

O consumo nesse nível, nas atuais taxas, colocaria a China entre os 10 maiores consumidores do mundo, no mesmo nível de Indonésia, Rússia e Canadá, apesar de atrás de países como Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Japão.

Entretanto, diferentemente da maioria dos 10 maiores consumidores, a China está surgindo como um produtor substancial também, com sua produção em 2013/2014 devendo ser de 1,95 milhão de sacas – cinco vezes mais que as 386.000 sacas na década anterior e ficando em 14o lugar, à frente da Costa Rica, entre nas nações produtoras de café.

A maior parte do crescimento na China é em Yunnan, no sul – fronteira com o Vietnã, segundo maior produtor mundial de café -, tradicionalmente uma província produtora de chá, mas onde os baixos preços de chá encorajaram os produtores a mudar os cultivos.

“Os produtores podem dobrar seus rendimentos [com café] comparado com o chá na mesma área”, disse a OIC, dizendo também que a terra montanhosa e o clima ameno “são bem adequados para a produção de café”.

De fato, a China atualmente tem “uma presença bastante neutra no balanço global”, disse o relatório, sinalizando uma tendência em Yunnan de aumentar a produção para 4 milhões de sacas até 2020, o que provavelmente colocaria a produção e o consumo do país em um nível aproximado.

No entanto, parece haver uma margem substancial para os comerciantes de café, considerando que a China produz principalmente grãos arábica – mas bebe principalmente robusta. As importações e as exportações apresentaram crescimento de duplos dígitos na última década, para mais de 1 milhão de sacas por ano.

O Vietnã é a principal origem do café importado pela China, enquanto o maior destino para suas exportações é a Alemanha, com uma participação de cerca de 40%, seguida por Estados Unidos, Bélgica, Malásia e França.

A reportagem é do Agrimoney/ Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures