ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores hondurenhos podem preencher vazio do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora


O sul do Brasil está começando a registrar as primeiras chuvas após um ano histórico de seca. No entanto, não são suficientes para eliminar os medos de uma crise energética, escassez de água e a recuperação nas plantações de cultivos para exportação.

Entre janeiro e fevereiro de 2014, foram registradas temperaturas máximas em 80 anos nessa região, que movimenta 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e prejudicaram 15% do café da nova colheita.

“Essa colheita tinha tudo para ser recorde, porque muitas plantações eram novas e os cafeicultores tinham investido para aumentar a produtividade”, disse o representante da consultora, Safras e Mercado, Gil Barabach.

Um terço da produção de café mundial é cultivado no Brasil, mas as reservas da planta estão em risco caso não consigam desenvolver frutos no futuro.

“É ruim dizer isso, mas a desgraça do Brasil se converteu em um benefício para nós e, em especial, para a área da América Central, já que esse país requereria de duas a três colheitas para recuperar as perdas”, disse o presidente do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé), Asterio Reyes.

O cafeicultor hondurenho agrega que durante esse tempo, o grão da América Central terá um preço melhor. “Mesmo a Colômbia está tendo problemas de variabilidade climática e a questão é que o bom café que produzem os países da América Central, Brasil e outras nações, é usado para misturar com grãos danificados”.

Apesar dos insumos, o café em El Salvador não terá seu melhor ano na colheita, porque apenas ficará em cerca de 613,3 mil sacas de 60 quilos e não 920 mil de sacas que tinham sido previstas.


“Temos trabalhado no setor cafeeiro para incentivar sua produção. Sabemos que esse também está prejudicado pela ferrugem e que isso pode reduzir a aposta que tínhamos feito da produção de café”, disse o presidente de El Salvador na semana passada, Salvador Sánchez Cerén.

No entanto, as adversidades climatológicas que o Brasil atravessou possibilitam o crescimento exportador de outros países. “A matemática é simples. O Brasil precisa de 53 milhões de sacas por ano, 32 deles para exportação”, disse a consultora independente, Judith Ganes. Em seus cálculos, o Brasil reportará um déficit de 16 milhões de sacas entre esse ano e o seguinte. Isso se distribuirá entre Colômbia e América Central, disse ela.

A reportagem é do https://www.laprensa.hn / Tradução por Juliana Santin 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 22/01/2015

Caro MESSIAS, realmente algumas palavras no meu comentário foram um tanto quanto precipitadas e agressivas, o que o tornou inconveniente. Também não é prática comum de minha parte utilizar deste vocabulário. Infelizmente foi por impulso, uma vez que, já vinha lendo outras noticias negativas sobre o assunto e, somente quem está com problemas influenciados pelos preços praticados pelo mercado sabe onde o nó aperta . Desta forma, peço desculpas ao Site Cafepoint e aos demais leitores. Gostaria de acrescentar que prezo muito este Site e que o acompanho já a alguns anos. Peço ainda que desconsiderem os comentários e os  retirem do escopo desta página.

Um Abraço a todos
MESSIAS LIMA RIBEIRO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 19/01/2015

Boa tarde a todos,



Caro produtor Amarildo, entendi o seu susto, mas nada justifica sua atitude ao criticar os analistas do CaféPoint, pois, quem é do Trade cafeeiro sabe que a produção mundial oscila entre 140 e 150 milhões de sacas/ano; é preciso ter jeito ao realizar comentários como o seu, mas que sabemos não foi intencional a não ser precipitado! O CaféPoint vem contribuindo em muito com a Cafeicultura brasileira e com os produtores, trazendo assuntos e debates ao interesse de todos do setor.



Respeitosamente.



Messias Lima
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 19/01/2015

Boa tarde Amarildo, tudo bem?



De fato, tivemos um erro no número de sacas referente à produção de Honduras. O texto incluía 'milhões' quando, na verdade, o correto é 'mil'. Foi um equívoco na hora da tradução/digitação. Agradecemos pela observação e participação.



Um grande abraço,

Equipe CaféPoint.
AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 18/01/2015

Já corrigiram?  Não precisa divulgar
AMARILDO J SARTÓRI

VARGEM ALTA - ESPÍRITO SANTO

EM 16/01/2015

Corrijam isso. Vocês devem ter confundido os números. Talvez sejam 630,3 mil sacas de 60 quilos, o que diga-se de passagem, são insignificantes diante da quebra brasileira. Tenho certeza de que meu comentário não irá aparecer, mas esse tipo de noticia só alimenta o terrorismo dos especuladores e derrubam o preço do nosso suado trabalho...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures