ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores da Colômbia seriam beneficiados com TLC com Coreia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/12/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Foto ilustrativa: Carol Da Riva/ Café Editora
Foto ilustrativa: Carol Da Riva/ Café Editora


No marco de trâmite no Congresso da República do Tratado de Livre Comércio (TLC) entre Colômbia e Coreia, a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia manifestou mediante comunicação dirigida à ministra do Comércio, Indústria e Turismo o total apoio ao mesmo, uma vez que melhorará as condições de acesso a diversas apresentações do café colombiano em um dos mercados mais dinâmicos da Ásia.

Como nos casos anteriores, a Federação acompanhou o Governo no processo de negociação desse TLC. A entidade lembrou que uma proporção muito alta de café colombiano é exportada a mais de 80 países, razão pela qual os produtores de café do país não se opõem e que, pelo contrário, veem com bons olhos os TLCs, pois precisam ampliar seu acesso aos diferentes mercados em condições mais competitivas.

No caso do TLC com a Coreia, conseguiu-se eliminar rapidamente as tarifas o que permitirá ao café colombiano seguir crescendo em um mercado que aumentará seu consumo nos próximos anos de maneira significativa.

Hoje em dia, a Colômbia fornece à Coreia não somente café verde padrão, mas particularmente cafés especiais e industrializados como café instantâneo e extratos. Dessa forma, diferentes marcas colombianas, entre elas, a marca dos cafeicultores colombianos, Juan Valdez, já conta com a presença no mercado coreano com lojas de café e em supermercados.

“A Coreia atualmente consome 1,7 milhão de sacas de café de todas as procedências do mundo. No ano passado, o café colombiano representou 15% desse total e esse acordo comercial nos ajudará a recuperar a competitividade frente a outros países que já contam com vantagens devido a seus TLCs com a Coreia”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega.

Os principais resultados do acordo assinado no que diz respeito ao setor cafeeiro são os seguintes: acesso a mercados (a tarifa para café verde, de 2%, será eliminada imediatamente; a tarifa para café torrado, de 8%, será eliminada em um prazo de três anos; as tarifas para café instantâneo e as preparações de café, de 8%, serão eliminadas em prazos de zero a três anos); Normas de Origem (foram definidas normas que obrigam a usar cafés originários para exportar com preferências café torrado e instantâneo).

Em 2013, a Colômbia exportou mais de 244 mil sacas de 60 quilos de café à Coreia. O consumo de café nesse país asiático para o ano de 2013 alcançou um equivalente a 1,7 milhão de sacas de café verde. Estima-se um crescimento anual médio do consumo doméstico de 2,8% anual até 2016. No mercado doméstico, predomina café instantâneo. No entanto, prevê-se que o café torrado e moído continue crescendo a melhores taxas que o café instantâneo (3,6% anual médio) frente a 2,8% anual em média, respectivamente, impulsionado pelos cafés especiais e gourmet.

A reportagem é do https://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures