ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café especial mexicano busca conquistar paladar europeu

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O café especial mexicano, com seus novos perfis e sabores, busca penetrar no mercado europeu através do exigente gosto alemão e conquistar depois o paladar do Reino Unido.

Em uma recente degustação organizada pela Associação Mexicana de Cafés e Cafeterias Especiais (AMCCE), que agrupa várias companhias e especialistas em café, um grupo de jornalistas britânicos provou quatro tipos de grãos produzidos em Puebla, Veracruz, Oaxaca e Chiapas.

O gosto é dividido em gêneros e, enquanto os asiáticos favorecem os aromas florais, o consumidor europeu prefere os cafés com mais aroma e corpo.

O indiscutível vencedor nessa ocasião foi o café da Fazenda La Cueva, em Tlacuilotepec, Puebla. A fazenda, localizada em Sierra norte de Puebla, a 1.340 metros de altitude, produz um café com notas de caramelo, nozes, açúcar mascavo e laranja vermelha.

O presidente da AMCCE, Arturo Hernández Fujigaki, disse que o café especial está dirigido a um mercado que exige mais qualidade e está disposto a pagar um preço maior.

“No mercado alemão, já entraram alguns cafés especiais. Uma vez que entrarmos no mercado europeu, não terá fronteiras. Sentimos que o mercado alemão era o mais difícil, pelo idioma e porque era muito exigente para nós quanto à qualidade”.

O próximo desafio é conquistar o mercado do Reino Unido, onde houve um “boom” nas cafeterias nos últimos anos, em um país onde a bebida tradicional é o chá com leite.

No México, o gosto por um bom café também vem se revalorizando desde 1994. “Os bares que já têm profissionalizado o café há 20 anos. Temos uma gama de gente que tem um paladar mais exigente e os bares já estão servindo cafés muito bons”.

A AMCCE pretende reverter a inércia e reeducar o paladar das pessoas que estavam acostumadas a tomar café de má qualidade em restaurantes de alimentação rápida.

“Estamos em uma etapa em que mudou muito o paladar do consumidor e que está exigindo cafés de maior qualidade. Os cafés que estão sendo procurados têm um cupping profissional, atributos especiais e qualidade adequada”.

Os produtores que oferecem café de qualidade podem receber um preço premium por essa qualidade.

De acordo com dados da AMCCE, o México possui 12 estados produtores de café que estão localizados principalmente no centro e no sul do país. Espera-se que durante a colheita de 2015/2016 sejam produzidas 3,3 milhões de sacas de 60 quilos de café.

Em 1994, o consumo de café no México era de 700 gramas por pessoa em média anualmente. Atualmente, é de 1,6 quilos por pessoa, um dado ainda baixo comparado com outros países produtores do grão.

A Associação Mexicana de Cafés e Cafeterias Especiais têm como objetivo fazer degustações, treinar baristas na preparação da bebida e na torra do grão e difundir as qualidades do café gourmet no México e na Europa.

A reportagem é do Notimex / Tradução por Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures