ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Associação Mexicana espera que produção de café ao menos se mantenha

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
Os produtores de café do México estão sofrendo os embates de um conjunto de problemas e esperam que, no melhor dos cenários, a produção do novo ciclo se mantenha nos baixos níveis atuais, disse a Associação Mexicana de Produtores de Café (Amecafé).

O diretor da Amecafé, Cruz José Argüello, disse que as exportações de café caíram muito em alguns dos principais estados produtores do país durante o verão, entre eles, Veracruz, um daqueles onde inicialmente se esperava uma alta nos rendimentos.

As exportações para o período de junho-agosto totalizaram 642.747 sacas de 60 quilos, 24,1% a menos que as 846.819 sacas exportadas no mesmo período do ano anterior.

Argüello, que cultiva café no estado de Chiapas, um dos maiores produtores nacionais, disse que não espera que a tendência melhore durante a colheita de 2014/2015, que começou mês passado. “Sou realista. A produção, se não baixar, ficará como a que tivemos esse ano, mas poderá baixar mais”, afirma.

A Organização Internacional de Café (OIC) estima que o México exportou 2,44 milhões de sacas durante o ciclo de 2013/2014, uma queda de 27% comparado com as 3,35 milhões de sacas durante o ciclo de 2012/2013.

“Hoje no campo há um desânimo, a maior parte dos produtores não sabe o que fazer”, disse ele, acrescentando que muitos produtores abandonarão sua produção se a situação persistir. Argüello enfatizou que o setor cafeeiro do país foi afetado por um foco severo de ferrugem, uma praga que também afetou os países produtores da América Central e que se somou a outros obstáculos.

“Não é somente a ferrugem. Os problemas que temos são de seca e uma infinidade de coisas que estamos sofrendo”, disse Argüello, referindo-se às outras pragas e aos efeitos da mudança climática, bem como a fungicidas caros que estão fora do alcance de muitos produtores.

“Há três anos que não chove no momento em que deve abrir a flor”, disse ele, que é membro da cooperativa Uniõn Ramal Santa Cruz, em Chiapas, que agrupa 600 produtores.

Nas duas últimas safras, a ferrugem afetou a produção da América Central e do México que, em conjunto, geram um quinto dos grãos de variedade arábica do mundo. A praga ameaçou também o modo de vida de milhares de produtores de café e os lucros das exportações em alguns dos países mais pobres da América Latina.

Argüello disse que as plantações de café em altitudes abaixo de 1.000 metros têm sido especialmente afetadas, porque o calor é muito forte. “A cada ano morrem plantas”.

A reportagem é da Reuters/ Tradução por Juliana Santin 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCO ANTONIO JACOB

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/11/2014

O MEXICO já é o 11° importador de café do Brasil , entre JAN e OUT de 2014

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures