ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agora há menos café e mais consumidores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nessa quarta-feira, dia primeiro de outubro, será celebrado em vários países do mundo o “Dia Internacional do Café”. Enquanto na semana passada se falou novamente de uma possível falta de abastecimento de café para 2015, devido ao comportamento do clima no Brasil, o consumo da bebida não para de crescer.

A tendência tem se sustentado desde o final do século passado e muito mais marcada nos países do sudeste da Ásia, América do Sul e Ásia. Também, no mesmo ritmo, mas menos dinâmica, é a tendência de crescimento apresentada na América do Norte, Central e Europa, informou a Organização Internacional de Café (OIC).

Nas estatísticas da OIC, a partir de 1990, a Ásia experimentou o crescimento mais dinâmico no consumo de café do mundo, a uma taxa média de 4% ao ano, aumentando em 4,9%, a partir de 2000. Em volume, passou de 8,4 milhões de sacas de 60 quilos em 1990 para 19,5 milhões de sacas em 2012.

Agora, o consumo está dividido entre café robusta e arábica; o primeiro, popular na Indonésia, Filipinas, Tailândia e Malásia, países que tendem a ter grandes populações e um consumo por habitante baixo, mas aumentando.

Por outro lado, os mercados para o café suave arábica (como o colombiano) estão em Japão, Taiwan e Coreia do Sul, os mais desenvolvidos, cuja tendência no consumo segue aumentando. Isso faz com que a região seja de interesse crescente para o setor cafeeiro, tanto para os produtores como para os consumidores, e que representa um importante mercado potencial para a indústria de café. Calcula-se que esse mercado está avaliado em cerca de US$ 10 bilhões anuais.

Vale a pena destacar que a Colômbia tem um papel primordial nesse mercado, pois há mais de 50 anos, funciona uma representação comercial em Tóquio. Precisamente, nesse país, em 1983, celebrou-se o primeiro Dia Internacional de Café promovido pela All Japan Coffee Association. A data ganhou força em 2005, quando ganhou publicidade nos Estados Unidos.

Nesse mercado, dentro do consumo de bebidas quentes, a participação do café é de 70%, enquanto que o valor superará os US$ 12,8 bilhões esse ano, registrando assim um aumento de 5,1%.

“Com motivo dessa iniciativa global, oferecemos degustações de cafés em restaurantes de todo o mundo”, disse a cadeia Dunkin’ Donuts. Estima-se que a comemoração contará com 11.000 restaurantes da cadeia que funcionam em 33 países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, durante três anos seguidos, a cadeia celebrou o Dia Nacional do Café. “No ano passado, tivemos nosso primeiro concurso mundial de desenho de camisetas, entre nossa comunidade online e nossos clientes”.

Calcula-se que somente Dunkin’ Donuts serviu não menos de 1,8 bilhão de xícaras de café em seus estabelecimentos em 2013.

A reportagem é do https://www.portafolio.co / Tradução Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures