ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto de startup utiliza inteligência artificial para melhoria na colheita de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A startup de inteligência artificial Adroit Robotics inicia um novo projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a aplicação da tecnologia Leafsense na cultura do café. O intuito é criar um aliado na hora de saber qual o momento exato de colher os grãos de qualidade.

Plinio Thomaz Aquino Jr., diretor de pesquisa da empresa, destaca que a expectativa é que ao término deste projeto se obtenha resultados consistentes. “Queremos possibilitar a detecção do ponto de maturação dos frutos e a presença de pragas utilizando sensores, visão computacional e softwares inteligentes, permitindo a total automatização e aplicação em escala comercial nos cafezais”, destaca.

Como será o projeto

A pesquisa possui duração de 24 meses e tem como objetivo desenvolver tecnologias para o monitoramento contínuo e automático da evolução de lavouras da cultura. Assim, disponibilizará informações que permitam aos cafeicultores tomar decisões de manejo mais rápidas e assertivas.

Serão utilizados sensores capazes de coletar imagens de alta resolução, montados nos tratores e máquinas agrícolas durante suas operações normais de manejo, de forma a garantir periodicidade e automatização no monitoramento. “Os dados coletados são enviados, serão processados e disponibilizados para o cafeicultor de maneira muito rápido, alguns dias ou menos”, acrescenta.

O acompanhamento contínuo das características das folhas das plantas, outra funcionalidade pesquisada, permite a detecção de anomalias de crescimento e produtividade, que podem ser indícios de deficiência de nutrientes ou pragas como a ferrugem, cercosporiose, bicho mineiro, ácaro vermelho e outras, comuns à cultura. “Conhecendo-se o foco de tais anomalias, os cafeicultores podem tomar ações mais precisas e em fases ainda precoces, permitindo maior eficiência no uso de insumos e melhor controle no alastramento de pragas”, explica Plinio Thomaz.

O projeto conta com o apoio e consultoria de Samuel Giordano, doutor em engenharia agronômica, Senior Lecturer do Pensa Agribusiness Knowledge Center - FIA-USP e professor coordenador da Universidade do Café. Para ele, um dos pontos altos da pesquisa será a mudança de como o cafeicultor se programa para colher. Isso diz respeito ao estágio de maturação dos frutos, importante parâmetro na qualidade do café. Conhecendo-se o grau é possível determinar o melhor período para a colheita, bem como configurar o maquinário de modo que eles extraiam apenas os grãos maduros. “Quanto mais vermelhos, completamente desenvolvidos e maduros, melhor será o café, mais qualidade ele vai obter após as técnicas de secagem e pós-colheita”, afirma o professor doutor.

Ainda segundo o especialista, a tecnologia da Adroit será de grande relevância, pois dará o “start” de colheita. “Hoje o produtor colhe com informações subjetivas. A avaliação é feita visualmente por amostragem. Um funcionário ou ele próprio verifica os talhões e como estão os frutos. O risco é alto para erros. Com a tecnologia Leafsense ele será preciso, mais assertivo”, explica Giordano.

A cada safra utilizando a inteligência artificial da startup, o cafeicultor além de conseguir precisar a hora correta de colher cada ponto do cafezal, formará um rico banco de dados, fornecendo datas e confirmando os períodos mais críticos de colheita. O professor acredita que a ferramenta deve proporcionar de 30% a 40% mais qualidade no café colhido.

Mais informações: www.adroitrobotics.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures