ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho Nacional do Café empossa dois representantes capixabas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
Após um tempo longe do Conselho Nacional do Café, o Espírito Santo voltou a ter representantes na cúpula do Conselho: o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/ES, Esthério Sebastião Colnago, como titular e o diretor da Fecomércio e presidente do Sindicato dos Corretores de Cafe do ES, Marcus Magalhães, empossado como suplente.

Ciente de que o Espírito Santo é o maior produtor de café conilon e segundo em produção total do Brasil, assim que ficou sabendo da situação, Marcus Magalhães, levantou a bandeira de que o ES não poderia ficar ausente das discussões cafeeiras nacionais.

Após muita luta, conquistou a sensibilidade e o apoio do Sistema OCB-SESCOOP/ES por meio de seu presidente, Esthério Sebastião Colnago, para que essa ideia se transformasse em meta e em seguida, realização. De acordo com Marcus, o apoio veio também de forma incondicional através do superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, além do apoio importante e pessoal do Senador Ricardo Ferraço e do Deputado Federal Lelo Coimbra.

Sobre o Conselho Nacional do Café – O Conselho Nacional do Café é o maior e mais representativo fórum de discussões cafeeiras do Brasil. Assim como outras atividades, a cafeicultura necessita de políticas públicas, pela importância social que possui devendo ser entendida e trabalhada dentro deste contexto. No Conselho são discutidos os orçamentos e os pleitos como preço mínimo, as políticas públicas para o cafeicultor e planos de apoio aos produtores, além de ser o canal direto para se tratar com o Ministério da Agricultura e Ministério da Industria e do Comércio.

A volta do Estado ao CNC – Como já foi dito, o ES ficou de fora nos últimos anos do CNC e por conseguinte, não teve alguns de seus pleitos atendidos como deveriam, ou seja, as dívidas dos cafeicultores de conilon não foram prorrogadas a exemplo dos cafeicultores de arábica; nem o preço mínimo do conilon teve o reajuste esperado pelo setor produtivo e os recursos do Funcafé, entre outros, não tem sido liberados na época oportuna.

Esthério e Marcus afirmam que um pleitos que levarão à Brasília, está relacionado a disponibilidade de recursos para a cafeicultura de conilon, dentro da demanda do setor, sempre em sintonia, obviamente, com a SEAG/ES, com o Incaper, o Cetcaf, o CCCV, as cooperativas, o Sicoob/ES, a Faes, Fetaes e outras entidades do negócio café do nosso Estado, além dos parlamentares. “O conilon começa a ser colhido mais cedo que o arábica e assim, a liberação dos recursos do Funcafé para a colheita, estocagem, pré-comercialização, dentre outros, tem que ser atendidos na medida da necessidade do produtor e não depois da hora. Pró-atividade das autoridades com relação as demandas cafeeiras tem que ser o lema, o foco e o norte a ser seguido no negócio café”, afirmam.

Esses são os objetivos de Esthério e Marcus que irão fazer junto as autoridades pertinentes em Brasília, tendo de agora em diante não só o aval do CNC como também, todo o apoio possível para o acesso as pessoas responsáveis pelo assunto. O discurso da dupla em Brasília foi em alto e bom tom: "O Café é do Brasil e assim, não podemos ter duas políticas ou duas atenções diferentes para a variedade dos cafés".

Ainda segundo eles, a política setorial tem que ser macro para o negócio café resguardando apenas as peculiaridades das espécies envolvidas. E o retorno do ES ao cenário nacional do café se faz num momento oportuno já que temos o CNC em um momento mais participativo, com envolvimento das entidades de representação da cadeia do café, participando de um planejamento estratégico que mudará a cafeicultura, tornando-a mais profissional, com maior e mais efetiva participação. Além disso, temos pela frente um ano político e de grandes mudanças de conceito e assim, não poderíamos ficar ao largo deste processo. Assim a interlocução do café agora ficará mais clara, transparente e com mais representatividade, já que todos os estados produtores estão representados.

Podemos concluir dizendo que com relação ao momento vivido, temos a sensação do dever cumprido. A meta foi alcançada e com certeza iremos juntos, OCB/ES e Marcus Magalhães, Governo, entidades parceiras, produtores/cooperados, trilhar um novo caminho para o fortalecimento das cooperativas capixabas neste imenso mundo cafeeiro.

Lembrando que o Café é a atividade que mais emprega, gera recursos, socializa e distribui renda no interior e é lá que as coisas acontecem. O café foi, é e sempre será importante para o desenvolvimento da economia e da população do Espírito Santo e do Brasil.

As informações são do CNC, adaptadas pelo CafePoint
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures