ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologias de pós-colheita são tema de evento do Embrapa

AGENDA DO PRODUTOR

EM 06/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A colheita e pós-colheita do café são as atividades que mais contribuem para a qualidade final do produto. Conscientes disso, instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, estão unindo esforços para incentivar a adoção de práticas culturais inovadoras e eficientes por meio de treinamentos especializados a técnicos, extensionistas e produtores (agentes multiplicadores). As ações estão em consonância com as normas técnicas específicas para a Produção Integrada do Café, publicadas na Instrução Normativa (IN) nº 49, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Como parte dessa iniciativa, será realizado no próximo dia 7, quarta-feira, em Lajinha-MG, dia de campo cujo tema será tecnologias de processamento e secagem para produção de café de qualidade. O objetivo é a transferência e difusão de tecnologias de pós-colheita recomendadas pelo Consórcio Pesquisa Café. O evento é uma realização da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha – COOCAFÉ e das instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Universidade Federal de Viçosa – UFV e Embrapa Café. Os interessados em se inscrever devem buscar contato pelo e-mail cintia@coocafe.com.br ou pelo telefone 33 8408-1701, falar com Cintia Matos.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

Para o professor Juarez Sousa e Silva, que desenvolve pesquisas na UFV, a expectativa é de que entre 150 e 200 pessoas participem do evento para receber informações sobre o terreiro secador, o silo secador híbrido, a abanadora, o lavador de café e ainda sobre o reuso da água do processamento do café. “Nossa expectativa é que essas tecnologias alcancem o maior número de pessoas e que cada uma delas possa nos ajudar a replicá-las continuamente, angariando sempre novos parceiros dessas ações”.

Da parte da Emater-MG, a expectativa é de que o curso melhore a qualidade do café, agregando valor ao produto e à cafeicultura local. “São tecnologias simples, já bastante difundidas na região, de fácil acesso e baixo custo de implantação que, ao contribuir para a melhoria da qualidade vai propiciar também a obtenção de preços diferenciados. Queremos que mais cafeicultores conheçam esses recursos tecnológicos e os utilizem em suas propriedades para a sustentabilidade de sua produção”, diz o coordenador técnico regional da Emater-MG, Paulo Roberto Correa.

Programação, participantes e local


A programação faz parte de atividade previstas nos projetos “Transferência de tecnologias para a melhoria da qualidade do café produzido pela agricultura familiar”, que tem recursos da Embrapa, e "Capacitação em pós-colheita de café como prática de sustentabilidade", que tem apoio financeiro do Consórcio Pesquisa Café. Haverá quatro estações (unidades demonstrativas) com temas diferentes a serem demonstrados: colheita, processamento e secagem do café e construção de terreiro e silo secador. Em cada estação haverá um pesquisador e um técnico para conduzir os ensinamentos. Entre eles, o professor Juarez de Sousa e Silva e os pesquisadores Sammy Fernandes Soares (Embrapa Café) e Sérgio Donzeles (Epamig).

Além da presença de pesquisadores das instituições envolvidas e de técnicos da COOCAFÉ e da Emater-MG, o evento contará, também, com a presença de cafeicultores, microempresários da área de construção de equipamentos, pedreiros e eletricistas. O dia de campo será realizado na propriedade do senhor Agostinho Bernardes, próximo ao Córrego do Carvalho.

Para saber mais informações sobre o Consórcio Pesquisa Café, a Embrapa Café e as tecnologias de pós-colheita, acesse:
https://www.consorciopesquisacafe.com.br/


As informações são das assessorias da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures