ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RO oferece treinamento de colheita e pós-colheita

AGENDA DO PRODUTOR

EM 28/05/2014

3 MIN DE LEITURA

1
0
A procura por cafés de qualidade tem aumentado gradativamente no mercado mundial, estimulando cada vez mais a pesquisa científica a desenvolver tecnologias que melhorem a qualidade na cafeicultura. Para que o café produzido atenda a essa crescente demanda qualitativa, é necessário adoção de boas práticas agrícolas e de recomendações técnicas de colheita e pós-colheita. O Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, tem feito grande esforço de transferência de tecnologias com a promoção de eventos de capacitação técnica para incentivar produtores a melhorar sua produção e investir na modernização de infraestrutura e equipamentos.

Uma dessas ações é o “Treinamento de colheita e pós-colheita do café em Rondônia”, a ser realizado pela Embrapa Café e a Embrapa Rondônia em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, a Universidade Federal de Viçosa - UFV e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig. O evento acontecerá no período de 28 a 30 de maio, das 7h30 às 17h30, no Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste da Embrapa Rondônia. O objetivo é capacitar técnicos, extensionistas e lideranças rurais na construção e operação de tecnologias pós-colheita e colheita do café, além de orientar a adoção de boas práticas agrícolas e de gestão.

Temas e programação
Entre os temas a serem abordados estão Produção Integrada do Café; desafios e perspectivas da cafeicultura no estado; qualidade do café; classificação do café; tecnologia de colheita e pós-colheita; mercado do café robusta; despolpamento e secagem; construção do silo secador; e terreiro secador com cobertura móvel.

No primeiro dia de treinamento – parte teórica - serão abordados os seguintes temas: “Desafios e perspectivas da cafeicultura no Estado (por Leandro Dias, da Cooperativa de Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua – Coocaram), “Qualidade e classificação do café” (por Enrique Alves, da Embrapa Rondônia e Benedito Alves, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater), bem como o “Mercado do café canéfora” (por Arhtur Fiorott, da Conilon Brasil). Ainda neste dia, os inscritos participarão de palestras sobre “Tecnologias de colheita e pós-colheita” (por Sérgio Donzeles, da Epamig) e “Produção Integrada do Café” (por Júlio César F. Santos, pesquisador da Embrapa Café lotado no Laboratório Nacional Agropecuário – Lanagro (BH), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa).

No segundo dia, haverá a parte prática. Serão ministradas “Práticas de despolpamento e secagem”, “Construção do silo secador” (por Sérgio Donzeles, da Epamig) e “Terreiro secador de tipo cobertura móvel” (por Enrique Alves, da Embrapa Rondônia).

Finalizando o treinamento, os participantes contarão ainda, no terceiro dia, com seis estações que serão conduzidas por pesquisadores da Embrapa Rondônia e demais parceiros, como a UFV, a Epamig e a Conilon Brasil. Confira os detalhes de cada estação:

Estação 1 –
Conilon BRS Ouro Preto: Primeira cultivar de café desenvolvida pela Embrapa e é recomendada para Rondônia. É adaptada ao clima e ao solo da região. No Dia de Campo, serão demonstradas as características agronômicas dos quinze clones que compõem a cultivar.

Estação 2 – Condução da Lavoura
Serão demonstradas em campo as técnicas de poda e condução da lavoura, visando o sistema preconizado como poda programada do conilon. Além disso, será discutido o manejo da poda como ferramenta que permitirá a colheita do café de forma semimecanizada.

Estação 3 – Colheita
Serão abordadas temas como ponto ideal de colheita, tempo entre colheita e processamento dos frutos e o seu efeito na qualidade de bebida. Também será realizada demonstração de máquinas de colheita semimecanizada.

Estação 4 – Despolpamento: Será demonstrado o processo com os equipamentos e seu funcionamento, bem como os benefícios dessa tecnologia na redução do tempo e custo de secagem e qualidade da bebida do café.

Estação 5 – Secagem: Será apresentada a estrutura mínima necessária para a produção de café de qualidade e as boas práticas desse processo. Também serão apresentadas as diferentes alternativas de tecnologias que podem ser utilizadas pelo pequeno cafeicultor.

Estação 6 – Mercado para conilon de qualidade: Perspectivas de novos mercados emergentes para o café conilon, suas implicações e como isso afetará a realidade do produtor. Também serão abordados aspectos relevantes e políticas públicas que possam inserir Rondônia nesse novo contexto econômico e social.

Um dos destaques do evento será a demonstração de máquinas para a colheita semimecanizada do café canephora (conilon) que vêm sendo testadas pela Embrapa Rondônia em parceria com o setor privado. “Um dos principais gargalos enfrentados pelos cafeicultores do estado é a falta de mão-de-obra, que limita o desenvolvimento da produção, tanto em quantidade como em qualidade. E, com o intuito de minimizar esse problema, estamos avaliando o desempenho e a viabilidade da colheita semiecanizada do café canephora em Rondônia”, explica o pesquisador Enrique Alves.



A reportagem é da Embrapa Café/ por Clarissa Ratton, Flávia Bessa e Renata Silva.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO VITOR DIAS

SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/06/2014

Fiquei muito interessado no conteudo destes cursos ou treinamento do colheito e pos-colheita do cafe para agricultura familiar. Gostaria de saber como acessar o conteudo do mesmo. Penso que a cafeicultura familiar so tera ganhos e valores agregados quando atentarmos para tecnicas que agregue valor ao produto atendendo as exigencias do mercado. Parabens aos orgaos responsaveis pela realizaçao do treinamento, pois somente capacitando e levando conhecimento e tecnologia ao produtor é que conseguiremos concretizar pesquisas e alcançar resultados positivos para todo o seguimento.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures